Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Fotos de capa em dezembro 16

 * Victor Nogueira


2021 12 16 Fotos victor nogueira – Monte Real (Leiris) – Pelourinho e Casa da Câmara



2021 12 16 - auto-retrato pré-tosquia, que será um dia destes, dependendo do vento ou da chuva, que neve, á beira-Sado, não há, apesar do frio gélido e trespassante.


2021 12 16 auto-retrato em 2019.04.13, antes da 'tosquia'


2020 12 26 foto victor nogueira - Évora, manifestação na Praça do Giraldo em 1975 09 17 , com a Igreja de Santo Antão e a Fonte Henriquina em fundo.

VER   



2019 12 16  Mesmo que não apeteça, Viva a vida, com bom humor, alegría, cor e fantasia.

IMAGEM em https://www.linkedin.com/pulse/coordenadas-desordenadas-edson-athayde


2019 12 16 foto victor nogueira Obras no Bairro Salgado, em Setúbal

Construído no início do século XX, entre a muralha medieval e o Convento de S. João, delimitado também pelo Parque do Bonfim e a via férrea, de planta ortogonal, era o espaço residencial dos patrões da pesca e da indústria conserveira. Aliás na fronteira norte, contigua ao referido Convento, situava-se uma das fábricas conserveiras de peixe, uma das últimas a ser encerrada, mas que ainda visitei e fotografei, com um processo de fabrico mecanizado e automatizado, não assente exclusivamente na força de mão-de-obra feminina, como era regra.

Hoje a referida fábrica está demolida e o Bairro descaracteriza-se, com a ruína, demolição ou reconstrução das suas vivendas, algumas "arte nova" ou estilo "casa portuguesa", de Raúl Lino. A função habitacional dá cada vez mais lugar à ocupação por estabelecimentos comerciais ou de serviços.

Na foto as obras de intervenção numa vivenda "arte nova", na Rua Garcia Perez, onde esteve instalado o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul. O referido edifício foi objecto duma publicação neste Kant_O_Photomatico, em Azulejaria civil em «Obras no Bairro Salgado, em Setúbal»



2018 16 12 foto victor nogueira - Santuário de N. Sra do Cabo Espichel in illo tempore (fotomontagem)

VER 

do Cabo Espichel ao Castelo de Sesimbra



22015 12 16 UMA CURIOSIDADE - SABEM QUE HOUVE UM Reino Unido de Portugal, do Brasil e dos Algarves ? - Interessante a "lembrança", embora me pareça que a manter-se Portugal seria hoje talvez um Território Ultramarino duma eventual República Federativa do ... Brasil ! Note-se que em 1648 Angola esteve para ficar sob o domínio do Brasil ... colonial, a quem se deveu a expulsão dos Holandeses por uma esquadra capitaneada por Salvador Correia e armada pelos senhores do engenho para restabelecer o tráfico de escravos E tal não sucedeu devido à oposição da burguesia esclavagista luandense, que sairia prejudicada e preferiu manter-se "dependente" ou ligada a Portugal. (VN)


2014 12 16 - Helena e Teresa Fardilha




2014 06 15 foto de vicnog por MENS ou FGP


2013 12 16 foto victor nogueira - Sassoeiros (Oeiras) ~~ auto-retrato

Menina manelinha aka 
Mané Solnet
 Ninguém e nada adoro, para além de não ter deuses nem deusas. As sombras são meros exercícios fotográficos e uma gota nos milhares de fotos que tirei e não fotografo apenas a minha sombra. Mas quem quiser sair comigo pode candidatar-se a modela de sombras 
😛

***
Nela Silva - No título do post: auto-retrato.........por isso o meu comentário. Sombras há muitas, nenhuma é igual, é verdade, mas não passam de sombras, linhas fechadas com fundo negro. Não me candidato a fotografares a minha sombra, gosto mais da minha luz LOL

***

Menina Mané Solnet TPC - no album de fotos de capa contabilizar as que são sombras de gente, distinguindo
a) aquelas em que estou só
b) aquelas em que estou acompanhado
c) aquelas em que não estou
Espero ter mais sorte do que a que me deste a rever os meus textos, que já nem deves saber onde os puseste LOL

***

Menina Mané Solnet TPC nº 2 - contabilizar as fotos
a) segundo a localidade
b) segundo a temática
e não se admitem enguias

***

TPC nº 3 - contabilizar as fotos em que não surgindo sombras de pesssoas, as sombras são tema

***

Nela Silva -  Estou a brincar 🙂 Estás a fazer um excelente trabalho: reunir num só sítio todo um trabalho minucioso de recolha de um trajecto que te levou anos a fazer: artístico, cultural, histórico, paisagístico, além de condimentares com excelentes textos, poemas teus, e de outros autores que te são queridos, para delícia dos nossos olhos e espírito. Obrigada!!!!!

VER

2013 12 16 Feliz  semana


2013 12 16 Foto Victor Nogueira - Setúbal (núvens)

VER



22012 12 16 as palavras são  * Victor Nogueira  (texto e foto)

 
as palavras são
um clarim
em mim
um rio
rio não
um riacho
mar interior 
.
duro e seco
sem ti
os gestos são
fatiados
fatigados
fogo e frio fátuo
sem mágoa
nem água
a tua anágua
seca
eu um tronco
bronco
atravessado
no caminho

setúbal  -  2012.12.16

Sem comentários: