Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Fotos de capa em dezembro 20

 * Victor Nogueira


Pelourinhos 40 / Municípios 22 - Pederneira (Coutos de Alcobaça)



2020 12 20 Foto Victor Nogueira - Santuário de N. Sra da Atalaia Montijo Fonte Santa ou da Senhora da Atalaia rolo 215 (1998)
VER 

fontenários e chafarizes 36 - Fonte de N. Sra da Atalaia (Atalaia - Montijo)




2019 12 20  Chove chuva ventosa, em rajadas, intermitente, o vento rodopia, nos intervalos, Se te descuidas, ao chão vais parar, em precário equilíbrio. Chove chuva continuamente, tudo alagando, os rios subindo, a terra baixa inundando, em caudalosos lençóis. E eu, no cimo da torre no alto da encosta, por ela não dou, salvo quando à rua saio.


2019 12 20 oto victor nogueira - Batalha e Mosteiro de Santa Maria da Vitória (1998.06.03)

VER

Dia de mercado junto às Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha



2018 12 20 foto victor nogueira - Santuário de N. Sra do Cabo Espichel ou de N. Sra da Pedra Mua e Ermida da Memória, vistos da mãe de água.

VER

do Cabo Espichel ao Castelo de Sesimbra



2017 12 20 foto victor nogueira - sombras em Setúbal, no Largo Defensores da República


2015 12 20 foto victor nogueira - Sernancelhe . pórtico da igreja matriz 

   VER  Sernancelhe


2014 12 20 foto victor nogueira - Mindelo -antiga estação ferroviária - suburbana, actual estação do metro de superfície do Porto em processo de privatização, A 15 km a norte do Porto e a 5 km a sul de Vila do Conde.e a 6 km da Póvoa de Varzim -Sobre o Mindelo se fala aqui, para quem se contentar com uma viagem virtual, sem mim.

Sem comentários: