Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 12 de dezembro de 2021

Fotos de capa em dezembro 12

 * Victor Nogueira


2021 12 12 jj castro ferreira - Viana do Castelo (Igreja da Misericórdia e Casa da Câmara) - Fotos victor nogueira  Guimarães (Casa da Câmara)
 

2.002.00 12 12 Santo Estevão (Sabugal) fonte e lavadouro público 1937 (rolo 363)



2019 12 12 foto victor nogueira - Amarante (1999.09.02)

VER

Amarante - Igreja e Convento de São Gonçalo



2018 12 12 auto-retrato em 2018.12.12 

"Tirei-lhe dez kg de cima", comentou-me anteontem, com os habituais sorriso e bom-humor, o chef Chagas, de boina dentro da barbearia, após me ter desbastado a juba, não leonina mas dragonesca, porque "o Porto, carago, é uma naçóm!".

O fundo mudou em cima, à esquerda, a reprodução dum Manet: "Un bar aux Folies-Bergère". Ora, clica na foto para confirmares, ali ao lado dos dois escafandristas da PlayMobil, do meu pequeno Museu do Brinquedo.


2018 12 12 foto Isabel CF - Com a Teresa, em Mora, em Agosto, no Verão Quente de 1975, na terra onde nasceram o meu avô e tios-avós paternos..

"PELA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA, RUMO AO SOCIALISMO,. PELO SOCIALISMO PROLETÁRIO CONTRA O SOCIALISMO BURGUÊS."

Semanas depois, a 25 de Novembro, venceria o "súcialismo" burguês. Há um outro mural da mesma altura, em Mora, que se reproduz abaixo:

CAMARADA NÃO TE DEIXES ILUDIR COM FALSOS SOCIALISMOS. SOCIALISMO HÁ SÓ UM, O SOCIALISMO PROLETÁRIO O QUE LIBERTA O HOMEM DA EXPLORAÇÃO DO CAPITALISMO E O CONDUZ AO COMUNISMO. NÃO TE ILUDAS, NEM COM FALSOS SOCIALISMOS NEM COM FALSAS LIBERDADES 

VER


2014 12 12foto victor nogueira - setúbal - nascer do sol visto duma das varandas no cimo da torre no alto duma encosta (o moinho é recordação dos da zona de <Mafra / Ericeira)



2013 12 12 Manifestações da CGTP


2011 12 12 Dia dos Encantamentos é quando um homem e uma mulher quiserem. O probleminha é Cadê a namorada ? Namoradinha que não seja mandona e que seja descomplicadinha ! E há vontades muito aperreadas e aprisionadas, cheias de cadeias em cadeia !


2011 12 12 Coração Rosa dos Ventos

Sem comentários: