Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

fotos de capa em 1 de outubro

 * Victor Nogueira


2020 10 01  foto victor nogueira - Setúbal e Forte de S. Filipe

Em 1º plano, à esquerda, a Doca dos Pescadores e o edifício da Lota do Peixe. A meio a coluna cilíndrica é a estação elevatória da Belavista e ao centro, difusas no horizonte, as chaminés da central termoeléctrica, agora demolida. 

VER 

Muralhas de Setúbal - Forte de S. Filipe 02

A Central termoeléctrica de Setúbal ao longo dos tempos



2020 10 01 foto victor nogueira - marcas do incêndio, na A1 -foto em 2019.09.29


2018 10 01 foto jj cf - retrato de VN, pormenor, em Coimbra

Ao meu olhar
cintilou o mar
e nos teus dedos
brilhou o sol

em doce e ardente sinfonia

loucas gaivotas
em ti pousaram
julgando serem sábios
os lábios teus

Setúbal 2018.10.01

Cartas a Penélope - Série Faia Maria


2018 10 01 A violência doméstica não é apenas a do homem (namorado ou companheiro) sobre a mulher mas também a desta sobre o homem, e envolve pais, filhos/as, netos/as, incluindo as criancinhas - que nem sempre são seráficos anjinhos - interagindo uns sobre os outros, nas relações familiares.

Há a violência física também das mulheres sobre os homens e a insidiosa e não menos destrutiva violência psicológica ou assédio moral das mulheres (incluindo filhas ou companheiras) também sobre os homens.


2015 04 25 - cravo vermelho

Sem comentários: