Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

fontenários e chafarizes 17 - Évora

 * Victor Nogueira

Nesta publicação figuram os fontenários ou chafarizes na antiga Rua de Alconchel, na Praça do Giraldo, no Jardim Público e nas Portas de Avis . 

Este chafariz pertence ao grupo de fontanários quinhentistas erigidos no tempo do cardeal Dom Henrique, tal como o chafariz do Largo de Avis e o das Portas de Moura, integrando-se num conjunto de fontes e chafarizes, urbanos - Fonte Nova) - periurbanos - Chafariz do Rossio de São Braz e Chafariz das Bravas - e rurais - Chafariz da Quinta do Arcediago. Os mais antigos são o Chafariz das Bravas e Chafariz Del-Rei que remontam ao séc. XV. (SIPA).  Há outros chafarizes no Largo dos Mercadores e mo Largo dos Coleciais, para além do existente no claustro da antiga Universidade de Évora e na sua Sala do Lavabo.

(foto Rui Pedro)


1976 - Campanha para as Eleições Presidenciais

 Pensa-se que a sua fundação é da época da reedificação do Aqueduto, em 1531, afim de aproveitar as águas decorrentes da Praça do Giraldo. Além deste nome, também há referências que tomou o nome de "Chafariz dos Cavalos". No Tombo Municipal, de 1651 é designado de "Chafariz da Rua de Alcunchel" e, em 1849, "Chafariz da Rua D' Alcouchel".  


(foto Rui Pedro)




Manifestação em  1975 09 17    


Manifestação em  1975 09 17    


Visto  da Rua Serpa Pinto em 1980 07 08, vendo-se à esquerda o Chafariz da Rua de Alconchel

Praça do Giraldo O Chafariz renascentista projectado por Afonso Álvares. ligado ao Aqueduto da Água da Prata, foi construído em 1571 em mármore branco rematado por uma coroa de bronze. Segundo a tradição as oito carrancas correspondem às oito ruas que desembocam na praça.  



Portas de Avis   - 1976 03 12 Manifestação dos trabalhadores rurais, pela Reforma Agrária


Jardim Público / Avenida General Humberto Delgado (1975)


´Da Fonte do Jardim de Diana há apenas esta quina. Actualmente é ornamentada com uma escultura de Syoho Kitagawa , denominada  "La pleine lune s'abime dans la mer agitée", datando de 1981



Poço no Largo Marquês de Marialva - Lendo o jornal 1975 (foto Noémia SM) 
 

VERÉvora - Aqueduto da Água da Prata


Sem comentários: