Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 4 de dezembro de 2021

Fotos de capa em dezembro 04

 * Victor Nogueira


2021 12 04 Fotos victor nogueira - Pelourinhos de Alfeizarão e Alpedrinha


2020 12 04  foto victor nogueira- - bebedouro e mural - Torre da Marinha (Seixal) 1979 05

2019 12 04 - quatro poemas de antónio reis


Chamaste António
e eu não senti
não tem som
o nome
se outra voz ouvi
Que tenho
Estou longe
e estou perto de ti.

~~~~~~~~

Ah
um
som
qualquer
na toalha branca
no vinho na água
na colher.

~~~~~~~~~~

163.

Sei
ao chegar a casa
qual de nós
voltou primeiro do emprego

Tu
se o ar é fresco

eu
se deixo de respirar
subitamente

~~~~~~~~

27
Conheço
entre todas
a jarra que enfeitaste

têm o jeito
com que compões o cabelo
as flores
que tocaste


foto victor noguera - ponte 25 de abril, em lisboa, sobre o rio tejo 2001.02.22


2018 12 04 Luanda, 1951 - Naqueles tempos, as crianças em Luanda usavam calções e suspensórios e só no final da adolescência mudavam para calças compridas e cinto, como os adultos. Mas eu estivera em Portugal em 1949/50 e no inverno, no Porto, usava calças, como as da foto, que depois o meu irmão "herdou". Mas foi "sol" que durou apenas o tempo de vida das calças.

A minha mãe impunha-nos dois tipos de vestimenta enquanto crianças: a roupa nova, de sair à rua, que tínhamos de mudar quando chegávamos a casa, "tirania" que terminou na nossa adolescência. Assim, o meu irmão "herdava" a minha roupa (quase) nova, que podia vestir à vontade, pois já era .... usada. Enfim ...



2013 12 04 - CGTP - Semana de Luta



2013 12 04 Álvaro Cunhal e a fuga do Forte de Peniche


2013 12 04 Foto Victor Nogueira - setúbal e serra da arrábida - sombras na praia da figueirinha





2012 12 04 Foto Victor Nogueira - Atouguia da  Baleia (brimquedos  e farramentas)

Sem comentários: