Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 5 de dezembro de 2021

Pelourinhos 25 / Municípios 09 - Alvito

 * Victor Nogueira


Fotos victor nogueira - Alvito - Paços do Concelho, castelo e pelourinho

«Alvito recebeu foral em 1249, outorgado por D. Afonso III; entregue à Ordem dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos, recebeu destes novo documento, em 1280, que D. Dinis confirmou oito anos mais tarde. D. Manuel concedeu Foral Novo à vila, em 1516, na sequência do qual se terá levantado o pelourinho. No entanto, este foi apeado e desmembrado em 1890, e depois restaurado, sendo possível que o fuste original, talvez perdido, tenha sido substituído pelo actual, que não parece quinhentista. Poucos anos antes do apeamento, em 1884, o rei D. Carlos imortalizou o monumento numa aguarela.

O pelourinho de Alvito fica na Praça da Republica, antiga Praça da Rainha, diante da Torre da Fonte do Castelo. É constituído por um simples fuste poliédrico, de faces lisas, sobre o qual assenta um remate cónico com estrias helicoidais decoradas com boleados, ao estilo manuelino. Entre o remate e a coluna possui quatro ferros em cruz. A base da coluna é constituída por um troço quadrangular e de uma secção oitavada, de faces côncavas, colocada sobre um soco constituído por dois degraus quadrados. É provável que a este conjunto falte o capitel, ou a peça que faria a vez deste. » (SML – DGPC)

Sem comentários: