Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Pelourinhos 41 / Municípios 23 - Porto

 * Victor Nogueira


2021 12 21 Fotos victor nogueira - Porto - Paços do Concelho, pelourinho e Sé Catedral

O edifício dos actuais Paços do Concelho encima a Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade, resultante da demolição de edifícios anteriormente aí existentes Outrora os Paços do Concelho estiveram instalados no Paço Episcopal, nas cercanias da medieval Casa da Câmara ou Casa dos 24. Por seu turno o pelourinho situa-se no Terreiro da Sé Catedral, como pastiche dos anos '40 de século XX.

A Casa dos 24 remonta ao século XV e teria sido a primeira sede do poder municipal, resultando o nome do facto de nela se terem reunido 24 representantes dos vários ofícios da cidade. O edifício ficou destruído depois de um incêndio em 1875 e acabou por ser recuperado pelo arquitecto Fernando Távora em 2000., nele estando presentemente instalado o Museu da Cidade. 


«A construção do edifício [dos Paços do Concelhocomeçou no ano de 1920 e arrastou-se durante muitos anos, foi finalmente inaugurada em 24 de junho de 1957. A obra foi inspirada arquitetonicamente nos grandes palácios comunais do norte de França e da Flandres. O edifício é composto por uma cave, seis pisos e pátios interiores, ocupando uma área de 2.438 m2. Construído em granito proveniente das pedreiras de S. Gens e Fafe, sendo os restantes materiais: betão armado, mármores de diferentes cores e madeiras de carvalho e sucupira. Em frente da porta principal e enquadrada pela rampa encontra-se a estátua de Almeida Garrett, inaugurada em 1954 para comemorar o primeiro centenário da morte autor do portuense. Ao entrar no edifício deparamos com uma vastíssima escadaria em granito que permite o acesso ao andar nobre, aqui encontram-se quatro afrescos que evocam personalidades da história portuguesa sendo elas: Dom Afonso Henriques, primeiro rei portucalense, o Infante Dom Henrique, promotor dos descobrimentos, Afonso Martins Alho, burguês do Porto e negociante do primeiro tratado comercial com a Inglaterra e Camilo Castelo Branco, o novelista boémio. Na varanda deste andar encontram-se ainda quatro estátuas simbolizando as riquezas do norte de Portugal: a Terra, o Mar, a Vinha e o Trabalho. » (in “All about Portugal”)

O projecto foi do arquitecto António Correia da Silva, coadjuvado pelo engenheiro Monteiro de Andrade, que dirigiu as obras até 1950, várias vezes interrompidas,  até que a coordenação técnica passou para o arquitecto Carlos João Chambers Ramos que, ultrapassando alguns dos impasses, permitiu a conclusão da obra, iniciada a 24 de Junho de 1920 e finalmente inaugurada em 1957, no mesmo dia e mês.


«O pelourinho, defronte da Sé Catedral, parece ser uma relíquia bem antiga, mas não. Esta coluna de estilo rococó não é mais que uma imitação de um pelourinho antigo ali colocado em 1945, como decoração, devido às obras que se fizeram no Terreiro da Sé. » (in “All about Portugal

VER   

Pelourinhos 07 / Igrejas 70 - Porto - Sé, pelourinho e estátua de Vímara Peres

Sem comentários: