Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 25 de abril de 2016

do Cabo Espichel ao Castelo de Sesimbra

* Victor Nogueira


Ultrapassados os aglomerados urbanos, uma rectilínea tira de estrada ladeada de vegetação rasteira desemboca num campo de terra batida pejado de automóveis, junto ao vasto terreiro ladeado das casas dos peregrinos com a Igreja ao fundo. Eis o Santuário do Cabo Espichel, dum encanto para mim sempre renovado. que já foi objecto duma outra minha photo-reportagem intitulada 

entre o castelo de sesimbra e o cabo espichel


As hospedarias, caiadas de branco, têm as janelas e portas emparedadas e a reconstrução dos telhados não respeitou a traça inicial, em tesoura. A Casa da Ópera continua em ruínas e nas construções adjacentes persistem apenas alguns panos de parede. Os "registos" (azulejares) da Ermida da Memória praticamente desapareceram, fruto de vandalismo. No terreno de terra batida estacionam muitos automóveis e um pequeno café com esplanada serve os visitantes, enquanto "recuerdos" se vendem numa tenda ao ar livre. As falésias estão agora protegidas por vedações, para prevenção de acidentes; a tarde está límpida e soalheira e a ventania característica da zona varre desagradavelmente o cabo desabrigado. Testemunhando a primavera, mantos de flores brancas ou amarelas colorizam  o verde da erva.

Daqui o destino é o Castelo de Sesimbra, altaneiro como sentinela do mar e dos campos em redor. No recinto amuralhado da abandonada vila de outrora, no adro da Igreja de N. Sra. do Castelo,  algumas estátuas em mármore são novidade: uma sereia, um bote, golfinhos, um cardume de peixes.


foto Victor Nogueira - ermida da memória


foto Victor Nogueira - farol




Foto Victor Nogueira - Cabo Espichel (enseada a norte conhecida como praia dos lagosteiros)



Foto Victor Nogueira - Igreja  de N Sra do Cabo Espichel




Foto Victor Nogueira - Grafitti contra a "loja de chineses"


foto victor nogueira - terreiro dos peregrinos com a mãe de água ao fundo


foto victor nogueira - castelo de sesimbra


foto victor nogueira - sesimbra vista duma das seteiras do castelo


foto victor nogueira - pano de muralha e caminho da ronda da antiga  vila medieval


foto victor nogueira - igreja de n. sra. do castelo


foto victor nogueira - torre de menagem

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Fantástica reportagem.

Beijinhos.