Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Fotos de capa em dezembro 09

* Victor Nogueira

2021 12 09 Fotos victor nogueira - Bragança - Pelourinho, castelo e domus municpalis



2020 12 09 foto victor nogueira - Fonte da Aldeia de Oleiros (Azeitão)



2019 12 09 foto victor nogueira - torre da ucanha

Foto a igreja e ponte medieval. As casas foram remodeladas, mas conservam-se algumas alpendradas. A povoação é atravessada por uma ribeira (rio Varosa), com pequenas quedas de água. Fotos a ponte romana. Parece Ter havido nesta zona um sistema de regas.(Notas de Viagens - 1999.10.25 )


2019 12 09 foto rui pedro, em 2019.12.08


foto victor nogueira - manhã de nevoeiro em 2019.11.25

Do cimo da torre no alto duma encosta não se viam nem o Parque Verde, logo aqui embaixo, nem a Avenida, mais ao fundo. Reparo depois que a foto foi acidentalmente tirada 44 anos depois dum aziago ... 25 de Novembro, que pôs fim ao 25 de Abril


2018 12 09 foto JJ Castro Ferreira (pormenor) - em Viana do Castelo 1975


2016 12 09 foto victor nogueira - Porto - anoitecer natalício a 8 de Dezembro (Rua de Cedofeita)



2014 12 09 Tornado no Algarve, 1 de abril de 2014 - foto Madalena Mendes


2014 12 09 foto victor nogueira - sernancelhe -pormenor do portal da igreja matriz 

Rude e pouco dúctil é o granito, áspero e rugoso, mais nem por isso mais resistente á erosão e degradação provocadas pelos agentes eolicos e químicos ou pela intromissão de ervas e musgo, como a foto demonstra. As notas de viagem de 1999.10.29 não foram desenvolvidas, embora me lembre de algumas cenas e aventuras quer em Sernancelhe, quer em Fonte Arcada.


2014 12 09 SOBRE SÓCRATES E A 'OPERAÇÃO MARQUÊS'

O PÚBLICO TITULA

O que está em causa é o título da notícia e o seu desenvolvimento. O jornalista definiu as perguntas feitas aos historiadores e naturalmente fez o tratamento jornalístico das respostas. Os critérios do jornalista não são necessariamente os dos historiadores.

A questão central é a corrupção de altos governantes em *Portugal. Desde o Marquês de Pombal ou desde Afonso Henriques ? Porque ela existe desde os primórdios da nacionalidade, quando a coisa pública não se distinguida da causa e propriedade reais. Até Filipe II de Espanha no século XVI dizia: "Portugal é meu porque o herdei, comprei e conquistei".

E não há comparação possível entre Sócrates e o Marquês: no século XVIII havia uma Monarquia Absolutista, sem separação de poderes, que estavam todos na mão do Rei, mesmo que este pretendesse ter uma política iluminista.

O Marquês de Pombal representava os interesses do Rei (concentração do Poder) e da burguesia capitalista emergente contra a grande nobreza agrária e absentistas (abolindo a distinção entre cristãos novos e velhos e tirando poderes a Inquisição), protegendo as manufacturas e as companhias majestáticas, para além de reformar o Ensino (expulsando a Companhia de Jesus e encerrando os seus Colégios e a Universidade de Évora).

As propriedades agrícolas do Marquês em Oeiras eram exploradas "racionalmentee nessa vila organizou em 1776 a 1º Exposição Agrícola e Industrial do país.

A vitória momentânea da nobreza com a morte de D. José I não provocou a execução do Marquês e apenas adiou o triunfo da burguesia capitalista para 1820, com as Revoluções Liberais e a separação de poderes, a exemplo do que então sucedia por quase toda a Europa.


2012 12 09 Foto Victor Nogueira - Fundão  (anacronismos)


2011 12 09 Setúbal - Convento [manuelino] de Jesus

VER

Sem comentários: