Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 19 de dezembro de 2021

2021, em Palmela

 * Victor Nogueira

O objectivo desta volta foi fotografar em Palmela o pelourinho, os Paços do Concelho e o Chafariz D. Maria I. O tempo sobrante, rés vés ao anoitecer, foi ir até á estação ferroviária de Palmela, longe da vila, muito cá em baixo, cujo anterior edifício foi substituído por outro de traça moderna, com painéis de azulejos nas plataformas de embarque. Tal como os murais fotografados na Vila, serão objecto doutra publicação neste Kant_O Photomatico..

A vila extravasou há muita as muralhas outrora pertencentes á Ordem de Santiago, nela sedeada, estendendo-se encosta abaixo, por ruas íngremes, por vezes sinuosas, com estreitérrimas travessas na zona medieval, mais desafogadas nas zonas mais recentes.


Palmela no horizonte








Estação ferroviária





Paços do Concelho


Boca de incêndio



Para além da iluminação decorativa por todo o concelho, na vila de Palmela, já é possível visitar o Presépio Religioso e o Presépio Etnográfico, da autoria da artista Teresa Martins, que convida à descoberta de figuras emblemáticas da terra e ofícios do século passado.






Pelourinho e painel informativo


Igreja da Misericórdia







Igreja de S. Pedro

Moinhos de vento na Serra do Louro


Presépio


Coreto 












Chafariz de D. Maria I

Chafariz monumental do século XVIII. O primeiro aqui existente dataria do século XVI, construído por ordem de D. Jorge, Mestre da Ordem de Santiago e filho de D. João II.

Terá sido restaurado e modelado no reinado de D. Maria I de acordo com a estética cenográfica barroca, onde passou a ostentar as armas régias – aplicadas no corpo central do imóvel – e as antigas armas da vila de Palmela nos corpos laterais. Também nesta época terão sido colocados os fogaréus. Está construído em pedra e em planta rectangular.

Constituído por 2 bicas e 1 pequena bacia receptora da água, no centro do frontão apresenta o brasão de D. Maria. Nas laterais encontram-se 2 tanques utilizados como reservatórios de água que permitiam dar de beber ao gado. São ambos encimados pelo brasão de armas do concelho.  (https://www.cm-palmela.pt/viver/cultura/patrimonio-cultural/patrimonio-historico-e-edificado/arquitetura-da-agua/chafariz-d-maria-i)






 


Fotos em 2021 12 18 (Canon 199_12)

Sem comentários: