Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 8 de junho de 2020

O Farol do Cabo Espichel, em Sesimbra

* Victor Nogueira

Embora ao longo dos anos tenha ido muitas vezes até ao Santuário do Cabo Espichel, creio que nunca me desloquei até ao farol que dele se avista, embora noutra penedia, A ele me refiro nas minhas "Notas de Viagens".

«A alguns quilómetros de Sesimbra, situa-se o Santuário do Cabo Espichel, após atravessar um deserto árido, frio e ventoso, de vegetação raquítica e rasteira. A Igreja, com uma grande colecção de ex-votos, situa-se no topo dum amplo terreiro rectangular, ladeado no seu maior comprimento, por duas fiadas de casas com arcadas, que outrora albergavam os peregrinos e hoje estão na sua maioria degradadas, nalgumas se comercializando corais, conchas e artesanato de conchas e escamas de peixe. Para lá do terreiro e da igreja, após as ruínas de alguns edifícios, outro descampado, com uma pequena capela quadrada e com uma espécie de cúpula, á beira do precipício alcantilado. Mais além, noutro pedaço de terra que entra pelo mar dentro, um farol. » (1997)

Sobre o Farol diz a Wikipedia: 
"Há notícias que já em 1430 a irmandade de N. S.ª do Cabo tinha instalado um farolim predecessor do actual farol.

A torre actual foi inaugurada em 1790, em 1865 era alimentado por azeite, mudando de combustível em 1886, quando a sua luz passou a ser alimentada por incandescência de vapor de petróleo e, muito mais tarde em 1926 por electricidade.

O alcance actual dos feixes luminosos é  de quarenta e duas milhas náuticas (cerca de sessenta e sete quilômetros).!"



Pavilhão de Setúbal, representando o Cabo Espichel (Santuário e Farol)  festa do avante (1998.09) rolo 369















Sem comentários: