Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 6 de julho de 2017

O gótico ou "manuelino" em Setúbal 01 - igrejas e conventos

 Victor Nogueira

Poucos vestígios restam da Vila de Setúbal anteriores ao século XVIII  e ao terramoto e maremoto de 1755 que arrasaram a urbe. Da arquitectura manuelina persistem o Convento de Jesus, a 1ª obra desse então novo estilo, com a sua igreja-salão de colunelos torcidos,os portais ricamente trabalhados das Igrejas de S. Julião e do Convento de S. João, assim como algumas portas mais ou menos modestas, algumas adulteradas, no centro histórico medieval.

Igreja do Convento de S. João









Igreja de S. Julião











pórtico lateral






pórtico principal


porta lateral (Rua Serpa Pinto)


Convento de Jesus e Cruzeiro

























CONTINUA EM

O gótico ou "manuelino" em Setúbal 02 - arquitectura civil

Sem comentários: