Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 24 de setembro de 2016

Vila do Conde - em torno da ponte sobre o Rio Ave

* Victor Nogueira


Os objectivos desta 6ª feira eram ir em busca da Capela de S. Roque e  levantar os óculos de ler que aviara depois de na semana passada ter perdido em Argival os que em Vila do Conde encomendara por em Setúbal não ter encontrado em casa os que - no intervalo das minhas arrumações de livros - pousara não sei onde.

Como as 6ªs feiras são dias de mercado semanal, resolvi deixar o Fiesta na Rua da Junqueira, em Azurara, mesmo ao lado da ponte sobre o Rio Ave. No ar soavam toques de tambor - uma banda, pensei eu, ao aproximar-me da Rua 25 de Abril. Não era banda, mas um espectáculo de tambores e "bailado" com uma dançarina que me disseram ser uma conhecida professora de dança e bailarina.

Durante séculos a travessia do Rio Ave entre Azurara e Vila do Conde era feita de barca e uma fonte de receita para o Convento de Santa Clara que por esse modo se opuseram sempre à construção duma ponte. Já no século XIX foi construída  uma ponte de pedra, desmantelada pelas enchentes fluviais em 1821. A esta seguiram-se uma ponte de madeira e outra de ferro, antecessoras da que figura nesta publicação, Ilustrações das anteriores pontes encontram-se em Vila do Conde em torno do mercado municipal


as ponte de madeira e de ferro - Foto Carlos Adriano


Vila do Conde vista de Azurara e  ponte de ferro em postal circulado em 1912

Nesta publicação será feita a apresentação das fotos em torno da ponte sobre o Rio Ave. A primeira foto é de 2014 e as restantes de 2016.09.23


(vista do Convento do Santa Clara)



(Praça da República)



(Avenida Figueiredo Faria)




Capela de N. Senhora do Socorro)
  


(ao fundo, azenha quinhentista)


(kayak)


(jardim na Avenida Figueiredo Faria)


(Praça da República)


(kayak)

  


(Azurara)


fotos em 2016.09.22

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sem comentários: