Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

placas toponímicas na Póvoa de Varzim

* Victor Nogueira


"A Câmara Municipal decidiu adoptar um novo modelo de placa toponímica totalmente feito à mão e onde se evocam as cores da cidade, as tradicionais siglas, os aprestos de pesca, os barcos e o mar, a par de, nos casos em que tal é possível, a efígie da figura histórica que dá nome à praça ou à rua em questão. Encomendadas pela autarquia ao artista plástico Fernando Gonçalves, mais conhecido como Nando pela forma como assina os seus trabalhos, as novas placas recuperam memórias poveiras e introduzem um aspecto afectivo na identificação das ruas, uma vez que cada uma é uma obra de arte única por ser integralmente feita à mão.

As siglas, que recuperam o aspecto etnográfico, relembram as famílias mais antigas da comunidade e são um elemento comum, embora não se repetindo de placa para placa.

Para Nando, cada uma destas pequenas obras de arte implica um trabalho de pesquisa, passado depois para o papel, onde são elaborados os esboços e definido o aspecto final. As placas são feitas em metal, embora pareçam azulejos, material em que o artista se tem especializado e do qual é exemplo o painel que se encontra na entrada do Porto de Pesca. Aliando o aspecto artístico à preservação de aspectos da cultura local, a Câmara Municipal pretende com estas novas placas toponímicas oferecer à cidade uma forma bem visível, bonita e única de identificar as suas artérias." (in http://www.cm-pvarzim.pt/areas-de-atividade/toponimia)

























Sem comentários: