Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
terça-feira, 6 de setembro de 2016
em Vilar de Mouros
* Victor Nogueira (texto e fotos)
1. - Vilar de Mouros ~ Existem muitos espigueiros. Igreja com Adão e Eva, em baixo relevo. Foto a bomba de poço. Encontram-se ao longo dos caminhos inúmeras "Alminhas". (1) Portal do cemitério. Nova (?)
(1)"As Alminhas são padrões de culto das almas do Purgatório, hoje consideradas património artístico-religioso. São pequenos altares onde se pára um momento para deixar uma oração e, por vezes uma esmola pelas almas. É frequente encontrar velas e lamparina acesas, deixadas pelas pessoas que passam no local, ou mesmo oferendas de flores-" (Mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Alminhas).
Situada na serra de Agra e atravessada pelo rio Coura, aqui proliferam os moinhos, azenhas e açudes, uma ponte medieval ligando as duas margens em que se situa a aldeia, célebre pelos festivais de música, o 1º realizado em 1971, um Woodstock à portuguesa. (Notas de Viagem - 1998.06.11)
2. - Vilar de Mouros ~ Passamos apenas por aqui, desta vez. A paisagem é verdejante, arborizada, subindo pelas encostas, com latadas à beira do caminho; a estrada é cheia de curvas. À beira da estrada havia uma ponte da Laje Negra, mas sem pinga de água a correr por baixo dela. Passamos pela Barragem de Covas (Vila Nova de Cerveira), onde nada de especial encontramos. Nesta barragem pescam-se a boga, o escalo (também conhecido por robalinho) e a truta. (Notas de Viagem - 1999.08.30)
cemitério
Cruzeiro e Igreja Paroquial de Vilar de Mouros ou Igreja de Santa Eulália. O templo data de 1555, sendo da autoria do Francisco Lourenço. Restaurado nos séculos XVII e XVIII, é um edifício religioso que combina os estilos manuelino, renascentista e barroco. Com efeito os altares são em talha dourada renascentistas e barrocos e o portal lateral de estilo manuelino.
(rio Coura)
(foto FGP)
Mais sobre Vilar de Mouros em http://terrasdeportugal.wikidot.com/vilar-de-mouros
O Festival de Vilar de Mouros, teve a sua 1ª edição em 1965 com características idênticas á de outras festas folclóricas do Minho, Em 1968 chamou as atenções da PIDE enquanto ganhou alguma projecção nacional por incluir no programa música erudita e fado para além das actuações de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, Em 1971 deu-se a viragem para o reconhecimento internacional, com actuações de Elton John, Manfred Mann para além da presnça dos principais grupos pop portugueses, Amália Rodrigues, Duo Ouro Negro e novamente a Banda da GNR. (Mais sobre o Festival em https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Vilar_de_Mouros)
Extracto de um fime (8mm, colorido, sem som) feito em 1971 durante o primeiro Festival de Vilar de Mouros. A bobine final do filme, onde aparecia o Elton John, por exemplo, desapareceu algures, numa mudança de casa ou num visionamento com amigos, não sei.
O filme foi realizado por mim, um amador sem experiência (e com 17 anos) e a imagem está muito degradada.... decidi publicá-lo por evocar um acontecimento único e extraordinário (lembro que anterior ao 25 de Abril) e de que parece haver poucos filmes disponíveis.
A recordação que tenho, e que as imagens parecem corroborar, é de que estiveram presentes muito menos espectadores do que os que vejo normalmente referidos.
Vilar de Mouros - Uma referência no panorama cultural português (I e II)
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