Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 24 de setembro de 2016

Vila do Conde e a Rua do Lidador

Do Largo dos Artistas até ao Cais das Lavandeiras desenvolve.se a Rua do Lidador, antiga Rua Nova, que deve ter sido importante, considerando os palacetes setecentistas bem como inúmeras portas quinhentistas que, pelos vistos, á passagem do tempo, não resistiram apenas na Rua da Igreja. Não sei quem seja este "Lidador" pois as placas toponímicas em Vila do Conde não têm informação complementar à designação. Presumo que seja Gonçalo Mendes da Maia, "O Lidador", guerreiro e companheiro de armas do 1º rei de Portugal.

Ladeando o Largo e a Capela de S. Roque, logo ali se encontra o Solar de S. Roque, que pertenceu a António Mariz Carneiro, cosmógrafo - mor do reino e autor de dois regimentos: um da Carreira da Índia e outro da carreira do Brasil. Adquirido recentemente pela Câmara Municipal, foi recuperado da ruína em que se encontrava e nele instalado a Solar - Galeria de Arte Cinemática, Loja das Curtas e Residência de Estudantes. O solar é um edifício dos finais do século XVIII assente sobre antigas fundações dum imóvel quinhentista, que foram preservadas. O edifício presentemente permite o acesso pedonal à Praça José Régio e nele existe, no piso térreo, uma Livraria especializada em cinematografia.

Como se disse perto situa-se o Largo de S. Roque com a Capela homónima construída por inspiração dos jesuítas no final do século XVI, e a 8ª Estação da Via Sacra. Mas esta Capela é objecto de publicação própria.



montra do Tasco Badalhoca do Fredo













(vista do interior da Capela de S. Roque)



(8ª Estação da Via Sacra)



(Capela de S. Roque)

Solar de S. Roque








































fotos em 2016.09.23

Sem comentários: