Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 3 de setembro de 2016

museu rafael bordalo pinheiro, nas caldas da rainha


autocaricatura de Rafael Bordallo Pinheiro 


* Victor Nogueira


Rafael Bordalo Pinheiro (1848 / 1905), jornalista, ceramista e caricaturista, tem dois Museus com a sua obra: este nas Caldas da Rainha, onde laborava a sua fábrica cujas peças da sua autoria revolucionaram a cerâmica local, e outro em Lisboa, no topo do Campo Grande. Criador dum estilo em que predominavam motivos vegetais e animais, são de sua autoria figuras emblemáticas como o Zé Povinho e a Maria Paciência, inspirados em personagens dum Portugal então pouco urbanizado e aldeão, sem esquecer  o polícia, o padre tomando rapé e o sacristão de incensório nas mãos, para além de muitos outros. Mais informação sobre  Casa Museu San Raphael - Museu da fábrica Bordallo Pinheiro, criada em 1984, encontra-se em http://pt.bordallopinheiro.com/casa-museu-san-rafael-museu-da-f%C3%A1brica-bordallo-pinheiro-reabriu-ao-p%C3%BAblico-nas-caldas-da-rainha

Muitas das placas toponímicas caldenses inspiram-se no estilo ceramista de Rafael Bordalo Pinheiro.


Estas fotos remontam a 3 de Fevereiro de 2001 e  são a digitalização dum dos meus rolos fotográficos e não esgotam as que então tirei.






Um álbum "Zé Povinho - criação de Rafael Bordallo Pinheiro" pode ser visto em
 https://www.facebook.com/vicnog.na.rede/media_set?set=a.1833780529651.2098178.1394553665&type=3

Sobre

Sem comentários: