Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Parque do Iguaçu ganha mais uma referência fotográfica em livro


22/11/2011 12h13

Os fotógrafos Hudson Garcia e Carlos Renato Fernandes lançam o livro Parque Nacional do Iguaçu  - Patrimônio Natural da Humanidade. O evento será realizado no Hotel Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu, às 20 horas de quinta-feira (24). Os profissionais também farão a abertura da exposição fotográfica com o mesmo título da obra.


A publicação é um brinde ao 25º aniversário do Parque Nacional do Iguaçu como Patrimônio Natural da Humanidade. O título foi concedido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em novembro de 1986. Na unidade vivem cerca de 750 espécies de animais, além de uma grande diversidade de plantas.



Para capturar a riqueza que às vezes passa despercebida pelos visitantes, os fotógrafos utilizaram muita técnica e paciência. A dupla realizou diversas sessões e expedições pelo parque. Foram dois anos de pesquisa. Nas páginas o leitor irá encontrar imagens fantásticas, como voos rasantes de diversos pássaros, a beleza das plantas e a magnitude das águas.



O livro busca colaborar na divulgação do Parque Nacional do Iguaçu, a maior e mais significativa área de floresta da Região Sul do país. A história da região é abordada com a introdução da lenda mais conhecida das Cataratas, a dos índios Naipi e Tarobá. Também há espaço para a lenda de Corticeira e Urutau.



O leitor encontrará ainda algumas surpresas e curiosidades. O governador do Paraná, Beto Richa, escreve o prefácio do livro. A apresentação é do gerente-geral da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, Celso Vítrio Florêncio.



Fotógrafos - Hudson Garcia capta imagens na natureza há mais de 15 anos, sempre buscando o melhor ângulo. Carlos Renato Fernandes é autor dos livros O Paraná, Curitiba, Capital Ecológica e Mata Atlântica. 



O novo livro poderá ser adquirido durante o lançamento. Depois da noite de autógrafos, o material estará disponível nas lojas de lembranças do Parque Nacional do Iguaçu.



A Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A é uma das patrocinadoras da obra, entre outros apoiadores, como o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). 



A Cataratas do Iguaçu S/A foi criada para incentivar o turismo no Parque Nacional do Iguaçu e ajudar a preservar suas belezas naturais. É 100% brasileira com tecnologia única na administração de serviços turísticos em parque nacional. 



Mais informações



(Grampo Comunicações)

Sem comentários: