Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Revista de fotojornalismo LIFE completa 75 anos



23.11.2011 23:03


Nos últimos três quartos de Século, não houve orgulho maior para um fotógrafo do que ver um trabalho seu publicado na LIFE, sobretudo se conseguisse a capa. A publicação norte-americana tornou-se um autêntico catálogo da História do Século XX. A 23 de Novembro de 1936 foi publicado o primeiro número da revista de fotojornalismo - ou seja, faz hoje 75 anos.


A II Guerra Mundial foi muitas vezes capa com imagens ainda hoje reconhecidas em todo o Mundo.

Entre as fotografias mais emblemáticas estão os bombardeamentos a Itália, as batalhas em Iwo Jima e a libertação dos campos de concentração.
A família Kennedy foi uma das mais fotografadas. A primeira capa com John e Jackie Kennedy foi publicada em 1953. Eram ainda um casal de namorados.
Nos arquivos está também a imagem de Marilyn Monroe a cantar para JF Kennedy.
Outra das fotografias exclusivas da LIFE é do assassinato de Robert Kennedy em 1968.
A primeira fotografia de um embrião foi publicada na edição de 30 de Abril de 1965.
No final dos anos 60, o Mundo olhava para a Lua. E, as primeiras viagens foram muitas vezes capa da LIFE.
A chegada de Neil Armstrong teve direito a fotos exclusivas.
Música e cinema estiveram também muitas vezes em destaque.
A visita dos Beatles a Miami fez a capa da revista em 1964.
A LIFE foi criada por Henry Luce, também fundador da Time e da Fortune, e deixou de ser publicada em 2000.
Hoje são apenas publicados números especiais. Todo o arquivo, que faz a história dos últimos 75 anos, pode ser consultado na Internet.

Sem comentários: