Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Braga Parque: 'Maratona Fotográfica' dedicada ao cinema

Correio do Minho
BRAGA




autor

Redacç

Entre 1 e 31 de Dezembro, o Braga Parque apresenta a exposição 'Maratona Fotográfica', uma mostra que resulta de um desafio lançado a aficionados da fotografia - amadores e profissionais - para captar imagens de Braga e de Guimarães, numa aventura de 15 horas pelas duas cidades minhotas.


Na edição 2011 do concurso promovido pela Fnac, o tema em destaque é o Cinema, servindo de mote a uma aventura através da objectiva que destacou os trabalhos de Gil Campelos (primeiro classificado), António da Costa Peixoto (segundo classificado) e Mário Rocha (terceiro classificado), dando agora origem a uma exposição dos registos alusivos aos temas propostos.



A competição, que contou com cerca de 50 inscritos, teve início no Fórum Fnac de Guimarães às 10 horas do dia 10 de Setembro e prolongou-se ininterruptamente pelas duas cidades em busca das melhores imagens que ilustrassem os temas A vida é bela, a festa nunca acaba, entre outros.

A selecção das fotografias vencedoras esteve a cargo de um júri composto por Hugo Delgado (Agência Lusa), Rui Pires (fotógrafo profissional na área do espectáculo e moda) e Daniel Pinho (responsável pela Comunicação da Fnac de Guimarães), avaliando critérios como a originalidade, a qualidade técnica e a articulação visual entre os temas, revelando “uma enorme satisfação por constatar que, a cada ano que passa, conseguimos reunir trabalhos de excepcional qualidade”, referem.


Para além das imagens da autoria dos três primeiros classificados, a mostra “Maratona Fotográfica” apresenta ainda os restantes trabalhos captados por todos os participantes do concurso e pode ser visitada diariamente, durante o mês de Dezembro, no Braga Parque.



Braga Parque - Feito de Futuro

Exposição “Maratona Fotográfica”
1 a 31 de Dezembro - Entrada livre

Sem comentários: