Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Duas vezes Alexandre - exposição de fotografia

JC OnLine


espaço cultural

A Arte Plural Galeria inaugura a exposição fotográfica conjunta Duas vezes Alexandre. Alexandre Severo e Alexandre Sequeira apresentam ao público dois ensaios distintos, mas que se unem ao trabalharem com a memória e a identidade do povo brasileiro. A curadoria da exposição é da jornalista e crítica Simonetta Persichetti.


Horário - 20 de outubro a 20 de novembro - terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h. 

Local - Arte Plural Galeria 

Endereço - Rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife- Recife 
Ingressos - Entrada franca 
Contato - 3424.4431

FERNANDO RABELO - EDITOR

    QUARTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2011


    “Duas vezes Alexandre”

    © Foto de Alexandre Severo. Imagem que compõe a mostra “Duas vezes Alexandre”.

    A Arte Plural Galeria de Recife promove um encontro inédito entre um pernambucano e um paraense na mostra fotográfica conjunta “Duas vezes Alexandre”, com abertura hoje, quarta-feira, dia 19 de outubro, às 19h. Do Recife, Alexandre Severo, fotógrafo adepto da mais tradicional e forte escola do fotojornalismo. De Belém,Alexandre Sequeira, artista plástico que com muita competência trabalha com fotografia. São dois ensaios distintos, mas que se unem, se assemelham ao trabalharem com a memória, a identidade do povo brasileiro, sejam pescadores ou sertanejos. O ensaio de Alexandre Sequeira - pela primeira vez expondo no Recife - foi desenvolvido na vila de pescadores Nazaré do Mocajuba, a 500 km de Belém. Durante os dois anos que morou lá, ele registou os moradores que nunca haviam sido fotografados antes. Para montar o ensaio, as imagens dessas pessoas foram reproduzidas em tamanho real em lençóis, toalhas de mesa, redes, mosquiteiros, cortinas dos próprios moradores através de serigrafia. Essas peças foram, então, utilizadas como personagens de cenários locais, captados em uma nova sessão de fotos pelas lentes de Sequeira. Já Alexandre Severo partiu em uma viagem para o Sertão nordestino (Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe), onde registrou sertanejos que mais pareciam personagens saídos de um livro de Euclides da Cunha. Desenvolvidas em 2009, as imagens fizeram parte de uma reportagem especial do Jornal do Commercio, premiado com o Esso de Jornalismo, que comemorou a passagem dos 100 anos de morte do escritor. Para a curadora da mostra, Simonetta Persichetti, apesar de aparentemente separados, os olhares se encontram quando o discurso é a poética imaginária. “Um trabalhou com pescadores, o outro com sertanejos. Um a delicadeza do pano, o outro a firmeza da lona. Um ensaio tão semelhante ao outro. Dois Alexandres que ajudam a construir a memória de nossa gente e, por meio dos retratos, a insere de forma definitiva na nossa sociedade”. Serviço: Exposição "Duas vezes Alexandre". Abertura: 19 de outubro, às 19h (para convidados). Período de visitação ao público: 20 de outubro a 20 de novembro - terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h. Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife – PE. Entrada franca. Informações: (81) 3424.4431. Fonte: Dialogo Comunicação.
    http://imagesvisions.blogspot.com/2011/10/duas-vezes-alexandre.html
    N

    ‘Duas Vezes Alexandre’ segue em exposição na Galeria Arte Plural

    .
    .


    Alexandre Sequeira participa de bate-papo na Arte PluralImprimirE-mail


    Com a exposição Duas vezes Alexandre em cartaz, a Arte Plural Galeria convida, neste sábado (19/11), a partir das 19h, o fotógrafo paraense Alexandre Sequeira para um conversa sobre o seu ensaio. Intitulado Nazaré do Mocajuba, o trabalho foi feito em uma vila de pescadores, a 500 km da capital Belém. A entrada para a mostra é gratuita.


    Dividindo espaço com as imagens feitas pelo fotojornalista Alexandre Severo, Nazaré do Mocajuba é um trabalho sobre a memória e a identidade dos brasileiros. As primeiras fotografias tiradas por Sequeira foram impressas em redes, lençóis, toalhas, mosquiteiros e cortinas dos moradores do local e novamente registradas pelas lentes do artista.

    Rede de Produtores Culturais de Fotografia


    Arte Plural (Alexandre Sequeira) ARte Plural Alexandre Sequeira)ArtePlural Alexandre Severo
    Retrato de sertanejo (Foto: Alexandre Severo)
    ARte Plural Alexandre Severo arte pluralolho

    A pescadora Francisca (Foto: Alexandre Sequeira)

    Sem comentários: