Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conversando com Fotografia no auditório do Sesc


29/11/2011 - 16:01
Logotipo Infonet
Convidado deste mês é Adenor Gondim, mestre em fotografia
Irmandade da Boa Morte (Foto: Divulgação)
Nesta quarta-feira, 30, será realizada a partir das 19h, a 13ª Edição do projeto Conversando Fotografia no auditório da sede do Sesc Sergipe. O convidado deste mês é um dos mestres da fotografia documental no Brasil, o baiano Adenor Gondim. O Conversando Fotografia é um projeto produzido e realizado pelo Trotamundos Coletivo com apoio do Sesc Sergipe, Sociedade Semear, Instituto Bom Viver, Quanta Música, Forma de Viagens, Santo Brigadeiro e do restaurante Dona Divina.
O evento consiste em um ciclo de encontros mensais gratuitos entre o público interessado em fotografia e fotógrafos, artistas, pesquisadores, editores ou profissionais de áreas que contribuam com a cadeia produtiva da fotografia.
Em um ano e meio de atividades, o projeto mapeou o trabalho realizado por fotógrafos, pesquisadores e artistas de Sergipe e iniciou um diálogo com profissionais de estados que possuem boas articulações com a produção sergipana, a exemplo de Pernambuco e Bahia. Entre os convidados do primeiro ano do Conversando Fotografia estiveram Marcio Garcez, Lineu Lins, Marcel Nauer, Jairo Andrade, Jorge Henrique, Isa Vanny, Ednah Mary, Ivve Rodrigues, Oliver Garcia, Renata Voss, Álvaro Vilella, Lilian França e Josivan Rodrigues.
Estes profissionais contribuíram para discussões importantes em áreas como projetos coletivos, fotojornalismo, história da fotografia, pesquisas contemporâneas, financiamento colaborativo (crowdfunding), memória e preservação, caminhos de divulgação da produção de imagens e a relação entre fotografia, discurso e pesquisa.
A idéia é que, a partir das discussões, os fotógrafos possam articular projetos diversos em âmbito local e contribuir com as discussões do setor a nível nacional. É também um intuito das discussões do projeto Conversando Fotografia desenvolver parcerias com profissionais e redes de outras áreas artísticas.
Fonte: Ascom Trotamundos Coletivo

Sem comentários: