Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Casa da Imagem é inaugurada em São Paulo



No próximo sábado, 19 de novembro, às 11h, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura a Casa da Imagem, com o objetivo tornar acessível ao público um acervo com 710 mil imagens e negativos, registros do processo de desenvolvimento urbanístico e arquitetônico de São Paulo nos últimos 150 anos. O espaço é dirigido por Henrique Siqueira, que está trabalhando no projeto da Casa da Imagem desde 2008.
Fachada da Casa da Imagem (dia) © Divulgação
O acervo está situado em um prédio histórico que vem passando por processos de restauração desde 2009: a Casa nº 1, conhecida por ter recebido esta numeração no final do século 19. A inauguração será marcada pela abertura da instalação NO AR, de Laura Vinci; a exposição Guilherme Gaensly, fotógrafo cosmopolita, com curadoria de Rubens Fernandes Junior; além do lançamento do livro Guilherme Gaensly, uma coedição com a CosacNaify. Será inaugurada também a Sala de Consulta, um espaço para visitantes e pesquisadores acessarem o banco de dados do acervo.
Fachada da Casa da Imagem (noite) © Divulgação
*Foto destaque: Guilherme Gaensly, Rua 15 de novembro, em São Paulo (SP).

Sem comentários: