Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 3 de novembro de 2020

fotos de capa em 3 de novembro

 * Victor Nogueira


2020 11 03 Foto victor nogueira  - cão em Alcácer do Sal - Desconheço o que guardava este canídeo, de pata estendia, alapado em fofo colchão. Fica o registo.


2019 11 03  foto victor nogueira - Amareleja - ao fundo o Largo do Regato e a casa da professora, no 1º andar


2019 11 03 foto mens - na Amareleja, a casa da professora, no Largo do Regato


VER 

o largo do regato, na amareleja

Sobre a Amareleja



2018 11 03 foto de família (JJ Castro Ferreira) - Luanda - Quando fomos morar para a Praia do Bispo, em 1956, no areal havia ainda as carcaças de embarcações como a da foto, onde está o artista contemplativo e o irmão. Zé Luís, fugindo das ondas. Ao fundo, à esquerda, o Morro da Samba.

VER


2016 11 03 foto victor nogueira - vila do conde, o rio ave e os descobrimentos 

Na foto vêem-se a réplica duma nau quinhentista, a antiga Alfândega Régia (edifício amarelo, à direita) e a Capela do Socorro (edifício branco com cúpula, à esquerda). Neste local situavam-se os estaleiros navais, que há alguns anos foram transferidos para Azurara, na margem esquerda.

VIAGENS VIRTUAIS PODEM SER FEITAS A PARTIR DE
 


2013 11 03 Foto Victor Nogueira - Évora (praça do Giraldo - 1976) 

Sem comentários: