Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 24 de novembro de 2020

fotos de capa em 24 de novembro

 * Victor Nogueira



2021 11 24 Foto victor nogueira - Santiago do Cacém - Igreja do Espírito Santo e pelourinho (rolo 83)


2020 11 24 foto victor nogueira - Póvoa de Varzim - Fontenário no Largo Eça de Queiroz


2018 11 24 - 306º aniversário do nascimento de Charles-Michel de l'Épée (Versalhes, 25 de Novembro de 1712 — Paris, 23 de Dezembro de 1789) foi um educador filantrópico francês do século XVIII, que ficou conhecido como "Pai dos surdos".



2017 11 24 Foto Victor Nogueira - A Serra do Louro e o Castelo de Palmela no horizonte, vistos de Aferrara. À direita um dos conventos de S. Paulo, na encosta da serra dos Gaiteiros. No castelo distinguem-se da esquerda para a direita o Convento / Pousada (edifício branco), a Igreja de Santiago e a Torre de menagem (a meio), sonde se avista uma ampla paisagem em redor, incluindo Lisboa e Setúbal.



2016 11 24  foto victor nogueira- despertou-me a atenção o design do rótulo deste vinho alentejano, suponho que tb de Estremoz como o Pouca Roupa. Mas onde inicialmente eu lera "Alentejo" está escrito ... "Alento".  Que vos sirva pois de alento o tinto da garrafa. Mas não abusem porque em vez de alentarem, adormecem. .Agasalhem-se pois com alento e sem pressas. ou compressas ao despertarem.  

VER  Alento



2014 11 24 foto victor nogueira - Oeiras - Parque dos Poetas - Gil Vicente: os autos, as barcas e os barqueiros - escultura de José Aurélio. 

CONTRA A MORTE E O AMOR NÃO HÁ QUEM TENHA VALIA (excerto)

Era ainda o mês de abril,

de maio antes um dia,

quando lírios e rosas

mostram mais sua alegria;

pela noite mais serena

que fazer o céu podia,

quando Flérida, a formosa

infanta, já se partia,

ela na horta do pai

para as árvores dizia:

“Ficai, adeus, minhas flores,

em que glória ver soía.

Vou-me a terras estrangeiras,

a que ventura me guia.

Se meu pai me for buscar,

que grande bem me queria,

digam-lhe que amor me leva,

e que eu sem culpa o seguia;

que tanto por mim porfiava

que venceu sua porfia.

Triste, não sei aonde vou,

e a mim ninguém o dizia!”


VER TEXTO COMPLETO DO VILANCETE EM

http://www.citador.pt/poemas/contra-a-morte-e-o-amor-nao-ha-quem-tenha-valia-gil-vicente

VER 

o parque dos poetas em oeiras - uma outra deambulação




2014 11 24 TEATRO OU COMÉDIA DE SOMBRAS ?



2013 11 24 - Manifestações contra o empobrecimento, em 26 de Novembro


2013 11 24 Foto Victor Nogueira - Setúbal, hoje, domingo soalheiro, de sol de inverno, radiante mas gélido. A vista diurna da nocturna de ontem.


2013 11 24 Boa Tarde... e... be Diferent -  Cartoon


José Afonso - "A formiga no carreiro" do disco LP "Venham mais Cinco" (1973)

Sem comentários: