Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Photographando e Photoandando pela Teia





.
Fotografia na Net

.
• Victor Nogueira
.
A fotografia constitui uma tentativa mais ou menos trabalhada de fixar a realidade ou aquilo que entendemos ser a realidade. Talvez lá em casa ainda existam aquelas fotos em papel cartonado com nome do fotógrafo, normalmente feitas em estúdio e reveladas mais ou menos demoradamente em laboratório escuro. Talvez os mais velhos se lembrem ainda dos fotógrafos de feira, com a máquina montada num tripé e a cabeça coberta por um pano e o clássico «olha o passarinho» no momento do disparo.
.
Depois a fotografia popularizou-se com as câmaras Kodak, cada vez mais o filme a cores substituindo o preto e branco, numa processo de revelação industrial e massiva, sujeita à maior ou menor sensibilidade do fotógrafo ou do balconista.
.
A digitalização das cópias em papel e o surgimento das câmaras fotográficas digitais permitem uma nova «revolução» qualitativa e a «transformação/elaboração» da realidade captada através da objectiva. Da conjugação da arte e da técnica resultam a maior ou menor qualidade da fotografia.

Em fotopt.net encontram-se on-line um minicurso de fotografia, bem como técnicas de laboratório e conservação de fotos para além de links de fotojornalismo.

Também em mailxmail, na secção Informática, existe um conjunto de cursos em castelhano, gratuitos e acessíveis sobre técnicas fotográficas e tratamento informático de imagem, de que se referem: «El mundo de la fotografia»; «Manual de fotografía fácil»; «Introducción a la fotografía digital»; «Cámaras digitales»; «Fotografía digital»; «Introducción a PhotoShop»; «Restaurar fotografías con Photoshop»; «Retoque fotográfico con Paint Shop Pró»; «Revelado de películas en blanco y negro»; «Aprende Photodraw»; «Presentaciones con Power Point»; «Power point y sus menus» Outro site com dicas on-line sobre fotografia é o Portal Photos.

Portfólios e colecções de fotografias ou fotógrafos encontram-se em magnum photos (fotojornalismo), olhares.com (colecção de fotografias temáticas e comentadas pelos visitantes); photo.net/gallery (idem, mas em inglês), naturfolio (fotografias da natureza: instituições e fotógrafos), masters-of-photography (links para vários fotógrafos e suas obras), allposters (reproduções de fotografias e outras obras de arte).

Uma última referência a dois sites que promovem concursos de fotografias, um de fotojornalismo, worldpressphoto (na secção CONTEST poderá visualizar a galeria dos vencedores desde 1955 bem como a galeria dos concorrentes de 2008), outro aberto a amadores photo.fr (com um concurso anual mundial com publicação das fotos premiadas e seleccionadas bem como vários portfólios).
.
1ª publicação no jornal do stal Nº 80 (Dezembro 2005)
.
.
no campo das memórias ou testemunhos ver
.
.
"Conví­vio do Tempo ... (25) - " FOTOGRAFIA À LA MINUTA" - por Belisa
.

Sem comentários: