Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

fotos de capa em 20 de novembro

 * Victor Nogueira


2020 11 20 foto victor nogueira - Paço de Arcos - Chafariz do Canejo na Quinta do Torneiro 

VER 

chafarizes e fontenários 06 - Vila Fria (Porto Salvo)



2019 11 20 foto victor nogueira - obras em Santo Amaro de Oeiras (2017.09)

VER

tripalium em Santo Amaro de Oeiras



foto de família - porto - nº 44 da travessa da carvalhosa 1949/1950 - 

Para além do escriba, os meus avós António, Alzira e Zé Luís e os meus tios José e José João, para além da minha mãe. Por exclusão, a fotógrafa deve ter sido a minha tia Lili. 

Quando nasci os meus avós e seus filhos estavam em Angola, pois o meu avô Luís era quimico-analista na Fazenda Tentativa, de açúcar, no Caxito, nos arredores de Luanda. Tal como o meu pai o meu avô ficou "enfeitiçado" por Angola mas a vida não lhe permitiu que para lá regressasse. Na altura da foto o meu tio José João tinha retornado ao Porto para tirar o curso de arquitectura, tendo regressado a Luanda em 1956, pouco depois de concluí-lo. Nesta altura ainda chegou a dar aulas na Escola Industrial e Comercial de Setúbal, no ano em que ela passou do Largo da Palmeira para o Parque do Bomfim, a mudança feita por professores e alunos. Nesta mesma escola o meu pai e eu demos aulas, ele depois da independência de Angola, eu depois de terminar o curso de sociologia, contrariado pois nunca gostei de ser professor, proissão transitória que larguei mal pude. Mas o meu pai e o meu tio gostavam de dar aulas - em angola o meu pai nunca havia sido professor mas era um bom explicador de mim, qd tinha tempo para isso..

Depois do meu nascimento a minha avó Francisca insistia com a minha mãe para que mandasse o "menino" para o Porto, para juunto dela, mas faleceu antes de nos conhecermos. Existe apenas em resultado das memórias da minha mãe e do que dela a restante família me contou.

A casa tinha dois pisos e um grande quintal nas tazeiras onde havia criação - muito gostava eu de ver os coelhos nas gaiolas com o narizito a tremer e os olhos enormes ou aos saltinhois ziguezagueantes assim como os pintainhos amarelos partindo a casca do ovo e logo começando a andarilhar.. Para além da criação de animais havia uma enorme nogueira (produzia grandes nozes) e uma latada, cujas uvas a minha avó vendia para fora. A economia doméstica era complementada com o cultivo de batatas, alhos, couves e cebolas plantadas no referido quintal.

Toda a vida o meu pai não comia carne de coelho apesar dos castigos da Alzira pois em miúdo afeiçoava-se a eles e não podia vê-los no prato. Nesta altura a minha avó Francisca - que não conheci - e por quem o meu avô está de luto, que manteria toda a vida - já havia falecido.. Nesta foto falta o triciclo, que surge noutras. Tirando o meu avô Barroso, nunca ninguém na família pôs luto pela morte de familiares - o luto sempre foi e tem sido considerado pessoal, íntimo, não carecendo de exteriorização.

ELEGIA PELA MINHA FAMÍLIA DISPERSA

Meu avô António Barroso
sobrinho de Bispo
de S. Salvador do Congo e do Porto,
a quem puxaram as barbas nos alvores da República
filho de lavradores abastados de Barcelos
casado jovem
             guarda livros num banco
passando  noites somando
                   intermináveis colunas de cifras
                   e o dinheiro que faltava para tantos filhos.
Meu avô,  quando jovem, tinha nas fotografias
                   um ar austero e severo
                   sempre de preto
                   viúvo.
Meu avô,  já idoso
                   um ar jovem e sereno
                   um sorriso moço e tímido
                   uma fala mansa
                   um gesto amigo.
Minha avó,   Francisca da Conceição, de Chaves
                        não conheci
                        casou mais velha
                        falava francês e tocava piano
                       alegre e generosa, dizem-me.
Minha avó    trocou o convento pelo casamento
                       mas antes deixou os bens aos padres
                       das Oficinas de S. José,
Encontraram-se no Porto e muitos filhos tiveram
              que não conheci senão minha mãe
              e meu tio Zé Barroso
              grandiloquente e folgazão
              curioso e letrado.
Minhas tias Marias        Almira e José
Meu tio Joaquim
             estes só conheço das recordações da minha mãe
Meu avô Zé Ferreira
                 nascido em Mora
                 filho de comerciante ribatejano
Meu avô quimico-analista
                 alegre jovem despreocupado
  que em menino me levava ao café
                 e de quem recebia o Pim Pam Pum e o Cavaleiro Andante.
Meu avô que eu adorava e amo.
Minha avó Alzira gorda e doméstica
                    no seu colo me refugiava quando
                    à janela o homem do saco aparecia
                    na Travessa da Carvalhosa.
Minha avó morreu era eu menino em Luanda
                                  e meu pai chorou ao volante da carrinha.

Tiveram três filhos: Manuel Lili e Zé João.
Meu avô casou novamente
                     com a Alexandrina
                     e nasceram a Isabel e a Teresa
                     irmãs que não tive.
Meu bisavô centenário
                      que me teve no colo e conheço da fotografia
                na cadeira do quintal sentado.
Meu tio Jorge, em S. Tomé
                           (não) conheci
                           em Évora companheiro de estróina do Zé Ferreira.
Minha tia Esperança. farmacêutica no Chiado
                                      das primeiras mulheres na Universidade
                                      minha amiga que não mais verei
                                      partida em Janeiro de 84.
Minha tia Lili, modista em Paço de Arcos
                         minha confidente da juventude
                         minha amiga.
Meu tio Zé João, a calma em pessoa
                               hoje arquitecto em Chaves
                               tão longe
                               amigo da infância e da adolescência.
Meus tios não casaram
Apenas meus pais em Cedofeita se encontraram
                                  e para Angola partiram.
Meu avô António viveu sempre na Rua dos Bragas
Meu avô que mandou fazer uma casa no Mindelo
                  perto da praia e de Vila do Conde
                  com um quarto para o neto quando o fosse visitar
                  a casa fechada e abandonada
                  porque morreu em tempo de Páscoa.
Meu avô Luís viveu com os filhos em muitas terras
                                     até em Angola onde nasci.
Meu avô Barroso católico ferrenho
                                apóstolo ingénuo
                                mas que depois de Abril aceitava os comunistas.
Meu avô Luís agnóstico
                          livre pensador e tolerante
                          que não aceita os bolcheviques.
Meu avô Luís que não vejo senão tão espaçadamente.
Meus primos de Barcelos
                         o Manuel o Joaquim a Laurinda
                         a Deolinda a Celeste a Cândida
                         e tantos outros
                         tímidos uns
                         alegres rosados e folgazões outros
Meus primos espalhados pelo mundo
              pelo Brasil Alemanha Venezuela e terras de França.

Minha família grande e dispersa                             
                         conhecida e desconhecida
                         que a vida e a morte têm separado

Perdidos cada vez mais
                 na bruma dos tempos e da memória!

setúbal 1985.11.13


2013 11 20  Foto Victor Nogueira - Sernancelhe - - Igreja Matriz

  VER  Sernancelhe


2011 11 20 cartoon Chronological list of US air warfare campaigns

Sem comentários: