Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 7 de novembro de 2020

fotos de capa em 7 de novembro

 * Victor Nogueira


2020 11 07 foto victor nogueira - montra em Setúbal  (2016)




2018 11 07 foto victor nogueira - painel de azulejos em Leiria, representando o antigo mercado na Praça Rodrigues Lobo, dum conjunto de painéis representando imagens antigas da cidade do Rio Lis.




2018 11 07 PÃO E CIRCO, TOURADAS E FUTEBOL - O Alegre que se fez cavaleiro da triste figura após O Canto e as Armas e Praça da Canção é no fundo um "aristocrata" que com a idade se vai revelando. Graças a ele, ao Bloco e a Sócrates o Cavaco venceu umas eleições, pois queriam "cheques em branco" dos comunistas perante factos consumados.

O aumento da Taxa do IVA para actividades tauromáquicas é por ele comparada as perseguições nazis ou fascistas como a censura e a queima de livros ou ao ascenso de ditaduras como as do Brasil ou dos países do antigo bloco socialista.

E face à gravidade dos problemas que assolam a Humanidade em Portugal, na Europa, e no Planeta Terra, que diz o Alegre que se fez cavaleiro da triste figura, das carta agora abertas? « "Falar de touradas pode dar muita visibilidade, mas há problemas mais graves de que os deputados e governantes não falam, como por exemplo o desaparecimento dos cavalos marinhos da Ria Formosa ou a proliferação de eucaliptos por todo o país".

Mas a verdade é que o PCP, em vez duma atitude pedagógica, defende as touradas por ser uma tradição em autarquias em que tem influência política e autárquica.


2017 11 07 Foto victor nogueira - 2 botes no estuário do Sado, em Setúbal

VER

2013 11 07  Foto Victor Nogueira - Setúbal - casa onde terá nascido a cantora Luísa Todi

VER

Sem comentários: