Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Forte das Vieiras (Outão) ou de S. Pedro das Areias Brancas

* Victor Nogueira

Encontro referência ao Forte das Vieiras em Mappa de Portugal antigo et moderno escrito por João Bautista de (Le P.) Castro (1763) e presumo que seja a fortificação na encosta e sobranceira ao Forte de Santiago do Outão que na segunda metade do século XX teria sido ocupada pela 7ª Bataria do Regimento de Artilharia de Costa (RAC) Ou o Forte ds Vieras seria o de Santa Maria da Arrábida, no Portinho da Arrábida  ? Considerando a listagem (ordenada) que a seguir é reproduzida, não seria. Até melhor esclarecimento fica a dúvida.


A Fortaleza da Arrábida ou Fortaleza de S. Pedro das Areias Brancas ou da Praia das Vieiras é referida em  Fortaleza da Arrábida ou Fortaleza de S. Pedro das Areias Brancas, PSS/APAC Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho 1550/1912 SecçãoJ  Defesa 1801/1903-12-17  "Construção da fortaleza de S. Pedro das Areias da Arrábida ou da Praia das Vieiras por D. João IV, em 1641. Sua localização, descrição, efectivos e armamento. Contém referências datadas de 1641 a 1864." (http://digitarq.adstb.dgarq.gov.pt/details?id=1334161)  

Sem comentários: