Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 7 de maio de 2017

Em Oeiras, no Jardim Público Municipal

* Victor Nogueira

Estende-se este jardim desde o Largo Marquês de Pombal até à Estrada Marginal, ao longo das duas margens da Ribeira da Lage, na circunvizinhança  dos Jardins do Palácio do Marquês (a montante) e Gago Coutinho (a jusante). A margem esquerda é um espaço de lazer com  árvores frondosas, esplanadas e um parque infantil enquanto na direita existe um para mim inóspito parque de campismo e se realiza mensalmente uma Feira de Velharias, no 4º domingo de cada mês. Pelo Jardim  passeavam transeuntes e brincavam crianças. A serenidade da tarde é por vezes quebrada pela passagem dum comboio no viaduto ou pelo sobrevoo dum avião.

O Jardim resulta da junção de duas quintas: do lado direito, a Quinta do Arriaga, conhecida pelo seu bosque, tanques e arcos; do lado esquerdo, a Quinta do Proença, onde se vêem tanques de rega e o jardim das laranjeiras.



Palácio do Marquês de Pombal, visto da Rua Desembargador Faria







Ribeira da Lage


Parque Infantil




Pérgola




Ribeira  da Lage, vendo-se a Feira das Velharias


Feira das Velharias





Viaduto da Linha férrea de Cascais









Fonte com painel de azulejos representado o "milagre da bilha":  Uma jovem ia a caminho de uma fonte buscar água, com a bilha no regaço.  Ao chegar, partiu a bilha e pôs-se a chorar.  Santo António apareceu-lhe e perguntou-lhe a razão do seu pranto e, cheio de compaixão, resolveu consertá-la






Palácio do Marquês de Pombal

Fotos em 2017.05.07

Sem comentários: