Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

domingo, 7 de maio de 2017

Em Oeiras, no Jardim Público Municipal

* Victor Nogueira

Estende-se este jardim desde o Largo Marquês de Pombal até à Estrada Marginal, ao longo das duas margens da Ribeira da Lage, na circunvizinhança  dos Jardins do Palácio do Marquês (a montante) e Gago Coutinho (a jusante). A margem esquerda é um espaço de lazer com  árvores frondosas, esplanadas e um parque infantil enquanto na direita existe um para mim inóspito parque de campismo e se realiza mensalmente uma Feira de Velharias, no 4º domingo de cada mês. Pelo Jardim  passeavam transeuntes e brincavam crianças. A serenidade da tarde é por vezes quebrada pela passagem dum comboio no viaduto ou pelo sobrevoo dum avião.

O Jardim resulta da junção de duas quintas: do lado direito, a Quinta do Arriaga, conhecida pelo seu bosque, tanques e arcos; do lado esquerdo, a Quinta do Proença, onde se vêem tanques de rega e o jardim das laranjeiras.



Palácio do Marquês de Pombal, visto da Rua Desembargador Faria







Ribeira da Lage


Parque Infantil




Pérgola




Ribeira  da Lage, vendo-se a Feira das Velharias


Feira das Velharias





Viaduto da Linha férrea de Cascais









Fonte com painel de azulejos representado o "milagre da bilha":  Uma jovem ia a caminho de uma fonte buscar água, com a bilha no regaço.  Ao chegar, partiu a bilha e pôs-se a chorar.  Santo António apareceu-lhe e perguntou-lhe a razão do seu pranto e, cheio de compaixão, resolveu consertá-la






Palácio do Marquês de Pombal

Fotos em 2017.05.07

Sem comentários: