Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 30 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Forte de S. Filipe 03 no Google Earth

* Victor Nogueira










FORT OF SÃO FILIPE DE SETÚBAL  in http://fortalezas.org/index.php?ct=fortaleza&id_fortaleza=670



Forte de S. Filipe


"Satubal", Portugal. Desenho a bico de pena, Pier Maria Baldi (c. 1630-1686). In: MAGALOTTI, Lorenzo (1637-1712). Viaje de Cosme de Médicis por España y Portugal (1668-1669) / edicion y notas por Angel Sánchez Rivero y Angela Mariutti de Sánchez Rivero. Madrid: Sucesores de Rivadeneyra, [1933]. - XXVI, 347 p. + 1 pasta (3 f., 71 estampas) ; 25 cm, 51x67 cm Disponível em: http://purl.pt/12926c. Nesta vista panorâmica de Setúbal a partir do rio Sado podem ser apreciadas as suas fortificações. É o único desenho conhecido da cidade anterior ao terramoto de 1 de novembro de 1755.

Sem comentários: