Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 20 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Baluarte de S. João

* Victor Nogueira

O Baluarte de São João assegurava com São Domingos, a defesa da Vila de Setúbal a nascente. Mantêm-se panos de muralha convergindo em cunha virada a leste: a rua Formosa confronta a muralha nascente, a rua dos Comediantes a poente e a avenida Jaime Cortesão a sul; junto à muralha virada a norte funciona um parque de viaturas da PSP, noutros troços há outras construções.












fotos em 2017.03.17




fotos em 2017.05.20








(Google Earth)


(cemitério dos ingleses do lado esquerdo com a muralha ao fundo)

Em 1943, a Rua Formosa, frente ao portão do Quartel da GNR na Jaime Cortesão, temos a antiga muralha e tínhamos o cemitério dos ingleses na sua direcção. Neste cemitério foram depositados os corpos de uns ingleses que morreram num acidente de viação em Setúbal, que como é óbvio actualmente já não existe.(https://www.geocaching.com/geocache/GC35C87_os-baluartes-sec-xvii-setubal?guid=7064dd57-ea51-493a-af8c-de1970896803)



Sem comentários: