Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Em Setúbal, no Jardim da Beira-Mar

* Victor Nogueira

O Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, também conhecido por Jardim da Beira Mar, fica na realidade à ... beira-rio, na área do Porto fluvial de Setúbal, entre a Doca de Recreio das Fontainhas e a Doca dos Pescadores. É um espaço verde frondoso e de  lazer, perto do qual acostam os barcos e ferry-boats que ligam a cidade à Península de Tróia, singrando no Estuário do Sado. No paredão encontram-se pescadores à linha ou sentam-se pessoas, umas conversando, outras simplesmente contemplando a superfície argêntea duma das mais belas baías do Mundo. Pelos bancos sentam-se casais conversando, homens idosos que jogam às cartas  e num dos bancos ferrado no sono alguém descansa.

Procurei no site do Município informação sobre ele e as esculturas nele existentes mas nada encontrei.



INATEL









N. Sra do Cais





Serra da Arrábida


Península de Tróia


Ferry-boat


















Estátua de S. Francisco Xavier, sacerdote jesuíta e missionário, patrono de Setúbal. Da autoria do escultor Soares Branco, foi executado com o apoio do serralheiro Fernando Nunes. O arco envolvente da estátua, semelhante ao Arco do Triunfo, fabricado nos estaleiros da Mitrena, em aço cortado a laser, representa os momentos mais significativos da vida do santo, entre os quais se conta a passagem por Setúbal.







fotos em 2017.05.19

Sem comentários: