Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Em Setúbal, no Jardim da Beira-Mar

* Victor Nogueira

O Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, também conhecido por Jardim da Beira Mar, fica na realidade à ... beira-rio, na área do Porto fluvial de Setúbal, entre a Doca de Recreio das Fontainhas e a Doca dos Pescadores. É um espaço verde frondoso e de  lazer, perto do qual acostam os barcos e ferry-boats que ligam a cidade à Península de Tróia, singrando no Estuário do Sado. No paredão encontram-se pescadores à linha ou sentam-se pessoas, umas conversando, outras simplesmente contemplando a superfície argêntea duma das mais belas baías do Mundo. Pelos bancos sentam-se casais conversando, homens idosos que jogam às cartas  e num dos bancos ferrado no sono alguém descansa.

Procurei no site do Município informação sobre ele e as esculturas nele existentes mas nada encontrei.



INATEL









N. Sra do Cais





Serra da Arrábida


Península de Tróia


Ferry-boat


















Estátua de S. Francisco Xavier, sacerdote jesuíta e missionário, patrono de Setúbal. Da autoria do escultor Soares Branco, foi executado com o apoio do serralheiro Fernando Nunes. O arco envolvente da estátua, semelhante ao Arco do Triunfo, fabricado nos estaleiros da Mitrena, em aço cortado a laser, representa os momentos mais significativos da vida do santo, entre os quais se conta a passagem por Setúbal.







fotos em 2017.05.19

Sem comentários: