Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 2 de maio de 2017

Estatuária em Setúbal - 01

* Victor Nogueira



João Vaz, (1854/ 19321) pintor setubalense, no Largo do Carmo. Inaugurado em 18 de Setembro de 1949 por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, o busto é reprodução de um outro que foi erigido em Lisboa, na Escola Afonso Domingues, em 1926, da autoria do escultor José Pereira.



Monumento aos Mortos da Grande Guerra (Praça Almirante Reis)





*** Luísa Todi (1753 / 1833), cantora lírica setubalense, na avenida homónima. O monumento inaugurado em 1933 foi desenhado por Abel Pascoal, esculpido por Leopoldo de Almeida e construído por Abílio Salreu.

.


na Avenida Luísa Todi, frente ao Arco da Ribeira Velha

Fotos em 2017..05.01, salvo as assinaladas com ***




Cruzeiro do Convento de Jesus (Largo de Jesus)

fotos em 2017.03.21


***


***


*** Bocage (1765 / 1865 ), na Praça homónima. "A estátua de Bocage foi construída com o dinheiro de uma subscrição pública feita no Brasil e foi aqui (Praça do Bocage – Setúbal) colocada em 1871.
É da autoria do escultor Pedro Carlos dos Reis, da oficina de Germano José Salles, de Lisboa.




Parque do Bonfim - António Maria Eusébio, “o Calafate” (1819 - 1911), nome pelo qual era conhecido devido à profissão que tinha. foi um poeta  popular analfabeto e apelidado também de “o cantador de Setúbal”, somente aos 84 anos de idade publica os seus versos em folhetos. Este monumento inaugurado em  1968,  é da autoria do escultor Castro Lobo, em bronze e mármore branco. (Fotos em 2016.08.13)


*** Avenida 5 de Outubro, frente ao Centro de Trabalho do PCP


Mariana Torres, operária conserveira - Largo da Fonte Nova. A estátua, da autoria do escultor Jorge Pé-Curto, foi inaugurada em 8 de Março de 2016


*** Escultura no Parque do Bonfim


***


*** Monumento ao escutismo, no Parque Verde da Belavista

Sem comentários: