Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 28 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal na toponímia



ARCO DA RIBEIRA – Começa junto ao nº 272 da Avenida Luísa Todi e finda no Largo Francisco Soveral (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião.


BALUARTE DE SANTO AMARO (Rua) – Começa na Rua Joaquim Rasteiro e finda junto ao nº 33 da Rua Batalha do Viso (Bairro Melo), Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.


BALUARTE DO SOCORRO (Rua) - Começa na Rua Dr. Manuel de Arriaga e finda na Avenida Alexandre Herculano (Bairro Salgado), Freguesia de Santa Maria da Graça


CASTELO (Escadinhas do) Bairro / Zona - ao Bairro João Ferreira - Freguesia - Nossa Senhora da Anunciada - Localização: Começa junto ao nº 618 da Avenida Luísa Todi e finda na Rua do Castelo (ao Bairro João Ferreira), Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.


CASTELO (Rua do) Bairro / Zona - ao Bairro João Ferreira - Freguesia - Nossa Senhora da Anunciada - Localização: Começa na Estrada Castelo de São Filipe e finda na Rua José Carlos da Maia (ao Bairro João Ferreira), Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.

CASTELO DE SÃO FILIPE (Estrada do)
Bairro / Zona - Começa na Rua de São Filipe e finda no Castelo de São Filipe - Freguesia - Nossa Senhora da Anunciada - Localização: Começa na Rua de São Filipe e finda no Castelo de São Filipe, Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.


FORTE (Beco do) – Começa na confluência da Rua das Fontainhas com a Ladeira das Fontainhas e finda na Rua Poço das Fontainhas (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.


FORTE (Rua do) – Começa na Rua Edmond Bartissol e finda no Largo Defensores da República (Bairro de São Domingos), Freguesia de São Sebastião.


 FORTE (Terreiro do) – Começa na Rua das Fontainhas e finda na Rua Poço das Fontainhas (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.


 FORTE DA BELA VISTA (Rua) – Começa e finda na Avenida Belo Horizonte (Bairro da Bela Vista), Freguesia de São Sebastião.


FORTE DA ESTRELA (Ladeira) – Começa junto ao nº 177 da Rua Camilo Castelo Branco e finda junto ao nº 27 da Rua António José Batista (Vale de Cerejeiras), Freguesia de São Sebastião.


MAREANTES (Rua dos) – Começa junto ao nº 184 da Avenida Luísa Todi e finda na Rua Arronches Junqueiro (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.


PORTA DO SOL (Ladeira da) – Começa na Travessa da Porta do Sol e finda junto ao nº 21 da Rua Arronches Junqueiro (Centro Histórico/Miradouro), Freguesia de Santa Maria da Graça.


PORTA DO SOL (Travessa) – Começa junto ao nº 98 da Avenida Luísa Todi e finda no Largo Defensores da Republica (Centro Histórico/Miradouro), Freguesia de Santa Maria da Graça.

Porta de S. Sebastião


POSTIGO DA PEDRA (Travessa do) – Começa junto ao nº 212 da Avenida Luísa Todi e finda na Rua Álvaro Castelões (Centro Histórico/Baixa), os números ímpares pertencem à Freguesia de São Julião e os números pares pertencem à Freguesia de Santa Maria da Graça.


POSTIGO DO CAES (Travessa do) – Começa junto ao nº 124 da Avenida Luísa Todi e finda na Travessa Francisco Pereira (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.


http://roteiro.jmobp.com/pdf/ROTEIROSETUBALJMOBPV2.pdf

Sem comentários: