Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 28 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Forte de S. Filipe 02

* Victor Nogueira


Na photo-andarilhice em busca das muralhas de Setúbal, numa tarde de neblina, céu cinzento  e trovoadoresco, já cansado de palmilhar ruas, subindo e descendo desde o Forte da Bela Vista ao Forte de S. Filipe passando pela Porta do Sol, é da opressiva, dominadora e aterrorizadora fortaleza filipina sobranceira a Setúbal que fala este post. A fortaleza, lá no alto da penedia, com a Arrábida no horizonte e a Vila e o Estuário do Sado a seus pés, escapou ao desejo dos setubalenses, que pretenderam após a restauração da independência fosse demolida e dela não restasse pedra sobre pedra.



O Forte visto do Miradouro de S. Domingos

Muitos veraneantes placidamente percorriam os espaços da fortaleza, contemplando o horizonte, bebericando e conversando na esplanada ou fotografando a paisagem ou em selfies. Nas paredes do túnel de acesso á esplanada e nas paredes retratos de personagens fidalgas, de sangue pretensamente azul, trajadas à moda dos opressores castelhanos dos séculos XVI e XVII. Neste dia aberta ao púbico, a Capela de S. Filipe possui um altar barroco, as paredes interiores e o tecto forrados com azulejos historiados. datados de 1736, da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes, retratando cenas da vida de S. Filipe. O Forte tem risco do engenheiro Filipe Terzi e foi concluído em 1594.


O Forte visto do logradouro da Rua D. Pedro Denis













































































































fotos em 2017.05.27

VER TAMBÉM

Muralhas de Setúbal - Forte de S. Filipe


Sem comentários: