Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Forte de Albarquel

* Victor Nogueira


(Google Earth)


Planta do século XVII

Estrategicamente situado, o Forte setecentista de Albarquel fazia parte do sistema defensivo da costa, de Sesimbra a Setúbal, englobando também o baluarte da Comenda e os Fortes do Outão e de S. Filipe. O edifício é despojado e no seu interior e no século XX foi erguida, no morro por detrás do forte, uma fortificação subterrânea, artilhada por três canhões Krupp de 150 mm.

Daqui se avistam a cidade, a península de Tróia e o Palácio da Comenda, edificado sobre o baluarte atrás referido. A praia, agora livre da poluição, tal como a da Senhora da Saúde, está quase deserta neste fim de tarde, embora no areal se vejam as marcas "civilizacionais"  para lá das esplanadas. Tudo tem um ar agreste e de estaleiro e os parques de estacionamento automóvel - em terra batida -  um ar "selvagem".

No areal, entrando pelo mar, apetrechos de pesca  Albarquel provém do árabe (al-barqâ) e siggnifica"penhasco" (in Dicionário de Arabismos - in  https://books.google.pt/books?id=LzveAgAAQBAJ&pg=PA110&lpg=PA110&dq=albarquel+dicion%C3%A1rio&source=bl&ots=QgtGMZ7nlt&sig=hcJk0kXgdztI87Xoe2zsj4W3Uvw&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwjt1svV5-7MAhWGWBQKHQ04DL0Q6AEIIDAB#v=onepage&q=albarquel%20dicion%C3%A1rio&f=false)

O Forte de Albarquel localiza-se sobre a praia de mesmo nome, na barra norte do rio Sado e a sua edificação  foi iniciada, como a do Forte de Santiago do Outão, em 1643. Tinha como objectivo reforçar o poder de fogo do vizinho Forte de São Filipe de Setúbal. Contribuíram para as obras desta barra, à época, os proprietários das marinhas de sal e os navegantes da Casa do Corpo Santo.

De propriedade do Ministério da Defesa, até recentemente estava integrado no Regimento de Artilharia de Costa, entretanto extinto, do Exército português, com a designação de 8ª Bataria.

Na primeira metade do século XX foi erguida, no morro por detrás do forte, uma fortificação subterrânea, artilhada por três canhões Krupp de 150 mm, e guarnecida por cerca de 30 homens. As novas instalações compreendiam dependências como casernas, refeitório e armazéns.

O Forte de Albarquel foi cedido em 2015 à Câmara Municipal de Setúbal que vai avançar, em breve, com um projecto de reabilitação geral da antiga instalação militar para a reactivar com valências culturais.



Fonte: wikipedia





fotos em 2016.05.22




anos 80 do século xx

Sem comentários: