Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 28 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Forte Velho ou de S. Luís Gonzaga

+ victor Nogueira


Vista aérea do Forte de São Luís Gonzaga - Google Earth.

O Forte de São Luís Gonzaga, também conhecido como Forte Velho ou Castelo Velho, localiza-se entre o Viso e Reboreda, em posição dominante sobre um outeiro, fronteiro à cidade de Setúbal, dominando a margem esquerda da foz do rio Sado e o oceano Atlântico, embora em cota inferior à do Forte de S. Filipe.

Este forte foi erguido no século XVII com traça do arquitecto militar Luís Serrão Pimentel para complemento da defesa da cidade pelo lado de terra. Encontra-se figurado em várias plantas antigas da defesa da cidade de Setúbal.

Ocupado com habitações precárias, após  25 de Abril os seus habitantes foram realojados ao abrigo do SAAL, (“Casas Sim, Barracas Não”), com a edificação do bairro Grito do Povo. Encontra-se profundamente, de acesso difícil, envolto em vegetação emaranhada.

Em alvenaria de pedra e tijolo, revestida por cantaria de pedra, apresenta planta poligonal regular estrelada (orgânica) com cinco baluartes nos vértices, três falsas bragas, cercada por um fosso.(Wikipedia)

Por ele deambulei há uns anos e era tanta a vegetação emaranhada que às tantas me perdi e foi com dificuldade que encontrei a saída.


Planta da Fortificação de Setúbal, de Ambrósio Borsano, 1661  (pormenor)


 Planta da Fortificação de Setúbal, de João Rodrigues Mouro, mas redesenhada por João Tomás Correia (pormenor)





Vista aérea do Forte de São Luís Gonzaga (pormenores) - Google Earth.

Sem comentários: