Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

domingo, 28 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Forte Velho ou de S. Luís Gonzaga

+ victor Nogueira


Vista aérea do Forte de São Luís Gonzaga - Google Earth.

O Forte de São Luís Gonzaga, também conhecido como Forte Velho ou Castelo Velho, localiza-se entre o Viso e Reboreda, em posição dominante sobre um outeiro, fronteiro à cidade de Setúbal, dominando a margem esquerda da foz do rio Sado e o oceano Atlântico, em Portugal, embora a cota inferior à do Forte de S. Filipe.

Este forte foi erguido no século XVII com traça do arquitecto militar Luís Serrão Pimentel, pano meo de silvas e vegetação ra complemento da defesa da cidade pelo lado de terra. Encontra-se figurado em várias plantas antigas da defesa da cidade de Setúbal.

Ocupdo com habitações precárias, após  25 de Abril os seus habitantes foram realojados ao abrigo do SAAL, (“Casas Sim, Barracas Não”), com a edificação do bairro Grito do Povo. Encontra-se profundamente, de acesso difícil, envolto em vegetação emaranhada. Por ele deambulei há uns anos e era tanta a vegetação emaranhada que às tantas me perdi e foi com dificuldade que encontrei a saída.

O Forte Velho é constituído por cinco baluartes, três falsas bragas, seguido de um fosso e uma esplanada.  

(adaptado da Wikipedia)


Planta da Fortificação de Setúbal, de Ambrósio Borsano, 1661  (pormenor)


 Planta da Fortificação de Setúbal, de João Rodrigues Mouro, mas redesenhada por João Tomás Correia (pormenor)





Vista aérea do Forte de São Luís Gonzaga (pormenores) - Google Earth.

Sem comentários: