Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 20 de maio de 2017

Em Setúbal e de novo no Jardim das Escarpas de S. Nicolau

* Victor Nogueira

No périplo pela rota das muralhas seiscentistas numa tarde de canícula  resolvi subir a escarpa até ao miradouro a meia encosta do Jardim Camilo Castelo Branco para ter uma visão do Baluarte das Fontainhas, intento malogrado, e não me apeteceu subir até mais acima, ao miradouro da Avenida Belo Horizonte.

Sobre este Jardim - também conhecido como das Escarpas de S. Nicolau  - situado em zona onde havia inúmeras fábricas de conservas de peixe hoje em ruínas ou demolidas de que restam as esguias chaminés esclarece o site do Município de Setúbal que ...

... integrado na Reserva Ecológica Nacional, como área de proteção da Escarpas de Santos Nicolau, surgiu como uma forma de proteção e estabilização adequada daquela zona.

Trata-se de um projeto bem concebido, de qualidade e funcional, vencendo os elevados declives da escarpa. O material vegetal é abundante e diversificado, transformando a aridez preexistente numa fonte de “verde” e “fresco” em forte relação visual com o rio Sado.

Localizado na freguesia de São Sebastião, no bairro das Fontainhas, este espaço tem uma área total de 8.175 metros quadrados.

Como jardim público desempenha, por excelência, funções de recreio com várias zonas de “estar” privilegiadas por vistas singulares para o rio. Composto por vegetação tipicamente mediterrânea e bem adaptada a situações de encosta, tem sido dada particular atenção à cobertura do solo como forma de controlo da erosão. (http://www.mun-setubal.pt/pt/pagina/espacos-verdes/58)














































antigas fábricas da indústria conserveira, na Rua Camilo Castelo Branco















fotos em 2017.05.19/20

Sem comentários: