Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Estatuária de Setúbal 04 - dispersos

* Victor Nogueira



Ao centro da rotunda da Praça de Portugal ergue-se o Monumento ao 25 de Abril e às Nacionalizações,criação artística dos escultores Virgílio Domingues e António Trindade e do arquitecto Rodrigo Ollero, inaugurada a 1 de outubro de 1985. A escultura ostenta no topo a palavra “Abril”




Jardim da Música, em Vanicelos, homenagem à família Rosado Pinto  (Celestino, Eduardo, Maria Adelaide)



Estação da Via Sacra (Rua Dr. Paula Borba)




Parque do Bonfim - António Maria Eusébio, “o Calafate” (1819 - 1911), nome pelo qual era conhecido devido à profissão que tinha. foi um poeta  popular analfabeto e apelidado também de “o cantador de Setúbal”, somente aos 84 anos de idade publica os seus versos em folhetos. Este monumento inaugurado em  1968,  é da autoria do escultor Castro Lobo, em bronze e mármore branco


Parque do Bonfim


Relógio de Sol - Parque do Bonfim



"Ninfa de Bocage" (1988), escultura de Charles Correia, na Avenida Luísa Todi / Praça do Bocage





Mercado do Livramento


Fonte Luminosa, do Centenário [da elevação de Setúbal a Cidade) ou das Ninfas, na Avenida Luísa Todi, foi inaugurada em Março de 1961,  A construção iniciou-se em meados de 1959/60 por altura em que Setúbal celebrava os cem anos de elevação a cidade. As três estátuas femininas, em mármore branco de Estremoz, de três metros de altura, que representam “A Terra”, “O Mar” e “A Poesia” são da autoria do escultor portuense Arlindo Rocha, tendo sido colocadas na fonte em Junho de 1971.


PCP - Avenida 5 de Ourubro







Golfinhos, na Doca da Pesca




Monumento de Homenagem aos Pescadores de Setúbal” da autoria de António Pacheco, inaugurado em 2006, situa-se na Doca dos Pescadores. (fotos em 2012) A embarcação com a imagem de  "N. Sra da Arrábida" retratada recebeu o nome de "Nossa Senhora Estrela-do-mar" e, numa placa, está contido o poema "Naufrágio", de Sebastião da Gama.




João Vaz (1854/ 19321) pintor setubalense, no Largo do Carmo. Inaugurado em 18 de Setembro de 1949 por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, o busto é reprodução de um outro que foi erigido em Lisboa, na Escola Afonso Domingues, em 1926, da autoria do escultor José Pereira.


Luísa Todi (1753 / 1833), cantora lírica setubalense, na avenida homónima. O monumento inaugurado em 1933 foi desenhado por Abel Pascoal, esculpido por Leopoldo de Almeida e construído por Abílio Salreu.

Paços do Concelho de Setúbal



Igreja de S. Julião

Bocage (1765 / 1865 ), na Praça homónima. A estátua de Bocage foi construída com o dinheiro de uma subscrição pública feita no Brasil e foi aqui (Praça do Bocage – Setúbal) colocada em 1871.
É da autoria do escultor Pedro Carlos dos Reis, da oficina de Germano José Salles, de Lisboa.

Sem comentários: