Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 2 de maio de 2017

Estatuária em Setúbal - 02

* Victor Nogueira


Padrão na Praça do Quebedo



"Dolce Vita", da autoria do escultor João Duarte, foi inaugurada em 14 de Maio de 2015. Situa-se no  Largo da Misericórdia (http://www.mun-setubal.pt/pt/noticia/largo-da-misericordia-com-arte/2967)


Bocage, na Praça homónima



"Ninfa de Bocage" (1988), escultura de Charles Correia, na Avenida Luísa Todi / Praça do Bocage


Luísa Todi, na Avenida homónima



Fonte Luminosa, do Centenário [da elevação de Setúbal a Cidade) ou das Ninfas, na Avenida Luísa Todi, foi inaugurada em Março de 1961,  A construção iniciou-se em meados de 1959/60 por altura em que Setúbal celebrava os cem anos de elevação a cidade. As três estátuas femininas, em mármore branco de Estremoz, de três metros de altura, que representam “A Terra”, “O Mar” e “A Poesia” são da autoria do escultor portuense Arlindo Rocha, tendo sido colocadas na fonte em Junho de 1971.





"Aos resistentes que com a sua acção lutaram e lutam contra o fascismo, pela Liberdade, pela Democracia e pela Paz. 25 de Abril sempre!". 


O Monumento à Resistência Antifascista, à Liberdade e à Democracia, do escultor José Aurélio, na Avenida Luísa Todi, foi inaugurado em 25 de Abril de 2005




"A menina da mala" da autoria do escultor João Duarte , foi inaugurada em 25 de Abril de 2017, situa-se na Avenida Luísa Todi, frente ao Arco da Ribeira Velha (http://nestahora.blogspot.pt/2017/04/a-proposito-da-gorda-que-e-menina-da.html)










 “ Menina c/ cadeira”, da autoria do escultor João Duarte, inaugurado em 25 de Abril de 2016 (http://www.escultor.com.pt/joaoduarte/lg-ribeira-velha.html), no Largo Dr. Francisco Soveral, antigo Largo da Ribeira Velha.





Memorial a Bento de Jesus Caraça, na avenda homónima / Praceta Olga Morais Sarmento. 1978 —  coautoria do projecto de construção: Vítor Figueiredo e Eduardo Trigo de Sousa,  obra promovida pela CMS.






Mulher Azul (La Femme Bleue), em ferro e cimento, na Avenida Bento de Jesus Caraça, da autoria do escultor e cenógrafo Edgar Cappellin (https://pracadobocage.wordpress.com/2010/07/06/a-mulher-azul/amp/)

Fotos em 2017.05.02

Sem comentários: