Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 4 de maio de 2021

Murais e grafitos em Setúbal 98 - Colectivo Explicit Citizens

OPINIÃO

        09/03/2021 às 16:24

* Carolina Bico

Nos últimos anos, Setúbal transformou-se numa verdadeira galeria de arte urbana. Inspirados na fauna e flora da serra Arrábida, na pesca ou nas tradições e costumes setubalenses, há murais espalhados pelas principais avenidas da cidade e nem mesmo as grades das montras da Baixa escaparam a esta onda criativa.

O mais recente mural, que já está a fazer sucesso nas redes sociais, é da autoria do coletivo de artistas Explicit Citizens. As duas obras estão nas fachadas dos edifícios da antiga urbanização da CHE Setúbal — Cooperativa de Habitação e Construção Económica de Setúbal junto à rotunda da Praça de Portugal.

“O projeto ‘Crescer’ surgiu numa altura em que nos encontramos em confinamento e que grande parte do nosso tempo é passado nas nossas casas, refletindo sobre isso e tentado salientar o que isso tem de bom quando nos concentramos mais em nós e não na confusão do mundo lá fora. Decidimos abordar temas como as nossas raízes, a tranquilidade que a nossa casa e bairro nos trazem, representando o local onde crescemos, aprendemos, sonhamos e projetamos o nosso futuro”, explicaram os artistas na sua conta de Instagram. Nas pinturas, o coletivo pretende transmitir ainda a tranquilidade e os sonhos de cada pessoa, sendo a planta uma metáfora da vida.

O coletivo de artistas independentes é conhecido por dar cor a muros brancos ou já degradados e conta com dezenas de trabalhos espalhados pela cidade. Os padrões são sempre coloridos e alguns dos temas passam pela natureza, situações do dia a dia ou referências à própria história do bairro, onde se encontram.

As primeiras ações deste grupo decorreram durante a campanha municipal “Setúbal Mais Bonita”, em 2017,. Desde essa altura, os artistas nunca mais pararam. David Martins, Filipe Serrallha e João Murta são os membros do Explicit Citizens. 

Conhecem-se desde miúdos e sempre pintaram juntos. Apesar de terem os seus projetos individuais, decidiram conciliar o gosto pela arte mural e criar um grupo independente. “A nossa ideia foi criar um coletivo de artistas, que pudesse pintar na rua e, ao mesmo tempo, incentivar os outros a aumentar a sua criatividade também”, conta à New in Setúbal, David Martins. 

A primeira obra dos Explicit Citizens foi um mural com a representação da mítica família dos Simpsons, na Cova da Canastra, no bairro da Liberdade, seguindo-se muitos outros, com destaque para a galinha nos 4 Caminhos, viaduto do Monte Belo, Olaria Nova, caixas de eletricidade com dizeres típicos do sotaque setubalense, a gineta da Rua António José Baptista, o mural em homenagem a Humberto Delgado, Ramalho Ortigão e Fialho de Almeida, entre outros.

O nome Explicit Citizens foi escolhido para sublinhar a vertente explicativa das obras e a abertura de interpretação dos trabalhos pelas pessoas. “É uma arte, que se mostra claramente e que revela uma grande adaptabilidade”, explica à NiS Filipe Serralha. 

https://newinsetubal.nit.pt/na-cidade/ha-dois-novos-incriveis-murais-de-arte-urbana-em-setubal/

 Relação de posts neste blog em que figuram os Explicit Citizens

Murais e grafitos em Setúbal 97 - CHE Setúbal


Sem comentários: