Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 4 de maio de 2021

Murais e grafitos em Setúbal 97 - CHE Setúbal

 * Victor Nogueira

As empenas de alguns dos edifícios da CHE Setúbal, bairro delimitado pela Rua Dr. António Forjaz e Avenidas Infante D- Henrique e D. João II, foram decorados com murais executados pelo colectivo Explicit Citizens, no início de 2021, da autoria de João Murta e Golias D. Mais abaixo extractos de textos em que o Colectivo expõe os seus objectivos com esta obra.

~~~~~~~~

“Crescer”, este projeto surge numa altura que nos encontramos em confinamento e que grande parte do nosso tempo é passado nas nossas casas, refletindo sobre isso e tentado salientar o que isso tem de bom quando nos concentramos mais em nós e não na confusão do mundo lá fora, decidimos abordar temas como as nossas raízes, a tranquilidade que a nossa casa e o nosso bairro nos trazem, representar o local onde crescemos, aprendemos, sonhamos e projetamos o nosso futuro.






(fase de execução)




Série "Crescer" - Pt2 "Cuidar" 
.
Aprender a "Cuidar", um passo importante para a evolução de qualquer indivíduo. Nesta pintura representamos o crescimento e desenvolvimento pessoal, a necessidade de zelar por nós e pelo próximo, com um rapaz do bairro a regar uma planta, nas duas plantas mais desenvolvidas, o futuro e a maturidade que tanto o rapaz como o rebento vão alcançar com o passar do tempo.























Pt1 "Contemplar" - Nesta pintura pretendemos transmitir a tranquilidade e os sonhos que trazemos connosco, como se a planta fosse uma metáfora da nossa vida, pois tal como as plantas, passamos por processos de desenvolvimento pessoal. As trepadeiras a cobrir o edifício, como que a resguardar, transmitem a ideia de segurança e harmonia.

Fotos em 2021.01.15 / 17  (Canon 188_01)
2021.04.27  (Canon 191_04)














2021.05.14 (Canon 192_05)

**

Sem comentários: