Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 24 de maio de 2021

fotos de capa em maio 24

 * Victor Nogueira


2021 05 24 Foto victor nogueira - grafito em Setúbal, na Avenida José Mourinho - "Dias de luta, dias de glória" (2018.01.28 Canon 151_01)


2021 05 24 A evolução na continuidade? E DISSE ELA, NUMA CONVENÇÃO: «Sim, queremos, estamos prontos a ser governo!"» E DIZEM ELES E ELAS, PROCLAMANDO URBI ET ORBI: «Sim, somos sociais-democratas!». E AFIRMA O CONSELHEIRO DE ESTADO: «Quando Mariana Mortágua for ministra das Finanças ...»


2019 05 24 foto victor nogueira - 2012.05 - Cristo-Rei e Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril


2018 05 24 - O PCP e a eutanásia


2016 05 24 Fenprof vai processar JSD por ter comparado Mário Nogueira a Estaline - JSD alega que está em curso uma "nacionalização do ensino" e por isso recorreu à figura de Estaline. Mário Nogueira diz que se sente ofendido por o terem associado a um "criminoso". noticia o "Público"

PERGUNTO - Mário Nogueira DISSE MESMO ISTO ? E SE DISSE, O QUE FAZ CORRER MÁRIO NOGUEIRA ?


2016 05 24 Corto Maltese por Hugo Pratt

Morgana, na série Corto Maltese - de Hugo Pratt  -  Morgana surge em A Balada do Mar Salgado. É meia irmã de Tristan. Educada na América do Sul, não sofreu as regras estritas da educação britânica. Boca Dourada - feiticeira brasileira - instrui-a nas tradições mágicas brasileiras e da macunda,tornando-a numa das suas discípulas.

Boca Dourada controla a Compagnie Financière Atlantique e participa em conspirações políticas. Intervém activamente na revolução dos negros e dos índios no Brasil contra a casta branca esclavagista, , fornecendo-lhes armas e dinheiro —

2015 05 24 foto jj  castro ferreira - luanda - aldeia de pescadores na samba -  uma paisagem seca, árida, calcárea, de capim e plantas xerófilas como o imbondeiro, à esquerda. Um dongo ou piroga com vela desfraldada (a profundidade do mar não permitiria o ximbicar) e duas outras canoas varadas no areal. As cubatas, casas de pau-a-pique com paredes e telhado de folhas de palmeira, uma delas com a roupa estendida no varal, a secar.


2014 05 24 - Retrato em 1980


2014 05 24 foto de família, autor não identificado - Mindelo - 1979

diga bom dia com alegria, boa tarde sem alarde e boa noite sem açoite. E viva a vida, com humor, alegria, amor e fantasia. Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos. (Victor Nogueira)


2014 05 24 Amanhã, 25 da Maio, todos à manif da cgtp, em belém! Cartaz da CGTP

De modo algum me solidarizo com MST, cuja barricada não é a minha, tal como a do senhor silva, que bem faria em processar o menino joão da madeira que até o quis expulsar do ppd-psd. Aliás, em tempos houve uma polémica do sr silva - reformado da banca que por acidente é presidente da república - pk o senhor silva não queria figurar num cartaz eleitoral com outros secretários gerais do psd - tudo boa gente, como sá carneiro, durão barroso, santana lopes ... Que se comam uns aos outros mas não há publicidade ao sr sousa tavares que é pago pelo que escreve ou comenta nos jornais e na tv ao serviço do Capital

Amanhã, 25 da Maio, todos à manif da cgtp, em belém !

2013 05 24 Estas "dissidências" no ppd/psd (contra passos e gasparinho) e de paulo portas são farsa/encenação  para que tudo continue na mesma. O cds-pp sempre esteve contra o 25 de abril e votou contra a constituição de 1976. E para o deputado negrão do psd a constituição é ideológica, imprópria para ensinar nas escolas. 

.A social democracia de Sá Carneiro e a democracia-cristã do cds/pp foi a aliança com Spínola - o da rede bombista e do cónego melo e da igreja católica - para que o poder não caísse na rua, para que não houvese descolonização, para que continuasse proibido o partido cpmunista, para que a constituição não fosse aprovada (em conluio com mário soares) , para que não houvesse reforma agrária, para que mudassem apenas as moscas  ....

ps-psd-cds não renegam o memorando da troika. Querem apenas enganar quem sempre se tem deixado enganar desde 1977, desde que mário soares meteu o socialismo na gaveta depois de em nome do "súcialismo em liberdade" ter gamado os votos da maioria. 

Pergunta-se - Rasga seguro o memorando ? Põe seguro em causa a moeda única ? Sem sofismas ?

Com os votos do ps aliado ap psd-cds  em braga, o cónego melo da rede bombista e fascista de spínola terá uma estátua em ... braga !  Braga onde ainda está a estátua de Gomes da Costa, que esteve à cabeça do golpe militar que levou salazar ao poder. Lá está gomes da costa na Praça Conde de Agrolongo (Campo da Vinha).

Sem comentários: