Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 20 de setembro de 2020

Murais em Setúbal 83 - portadas de montras

* Victor Nogueira

Um dia destes, durante a semana, ao passar pelo Centro Histórico, apercebi-me dalguns estabelecimentos comerciais encerrados, cujas portadas  das montras estavam pintadas com motivos variados. Voltei pois para um périplo num fim de semana subsequente. Uma nova caminhada mostrou-me que há muitos estabelecimentos que encerraram, não assumindo o Centro Histórico, no entanto  aquele ar decadente doutros tempos devido às portadas com pinturas de artistas e temas vários. Este é o resultado das minhas perambulações, incluindo-se duas ou três caixas da EDP e alguns grafitos.

Largo da Misericórdia




Rua Dr. Paula Borba



H.P.
(Travessa da Misericórdia)





Utopia



Estação da Via Sacra, actualmente albergando um estabelecimento comercial   



(Rua de S. Cristóvão)







Utopia

Koma





Rua Serpa Pinto

TvFER

Praça de Bocage



A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão, fervor e extremo;
Com extremo e fervor se recompensa.

Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;
Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.

Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso,
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

Talvez me enfadaria aspecto iroso,
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo e não me faz ditoso.


Rua Álvaro Castelões

smile1art





Utopia





H.P.




Explicit Citizens





Explicit Citizens (Travessa do Postigo da Pedra)

Rua Augusto Cardoso










(Travessa das Lobas, antigo postigo da muralha medieval)


Travessa  Frei Gaspar




Rua António Maria Eusébio



Rua João Eloy do Amaral





fotos em 2020.08.30 (Canon 183_08) e 2020.09.01 (Canon 184_09)

Sem comentários: