Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 29 de maio de 2021

Murais e grafitos em Setúbal 114 - GonçaloMAR, H.P. e soniatropicos

 * Victor Nogueira

GonçaloMAR, H.P. e soniatropicos têm obras espalhadas pela cidade, já aqui anteriormente publicitadas, mas que se reúnem agora nesta publicação.

GonçaloMAR



(Largo José Afonso)



A imagem das duas crianças na empena do edifício de A Nossa Casinha, polo de desenvolvimento de atividades sociais, lúdicas e educativas, destinadas essencialmente a crianças e jovens e a idosos, com o objetivo de a combater o isolamento da população sénior, deu uma nova conotação ao espaço, tornando-o mais acolhedor e dinâmico.

A obra foi pensada pela Comissão de Moradores de A Nossa Casinha e, posteriormente, apresentada e aprovada na sessão plenária do 4.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade.

O mural tem a assinatura do Projeto Matilha e foi executado com recurso à técnica de graffiti, com spray sobre acrílico, com perto de uma centena de latas de tinta cedidas pela associação artística Riscas Vadias e pela Câmara Municipal de Setúbal.

Para o artista Ricardo Romero, do Projeto Matilha, a escolha da representação de figuras humanas no novo mural da Bela Vista justifica-se com as ideias que os moradores têm para o futuro do bairro, que são o crescimento e a vida. “As crianças são o futuro e os legos são a construção desse mesmo futuro.

Na pintura da tela, que tem ainda patente as questões da pedagogia e da importância da educação na construção da cidadania, Ricardo Romero contou com a mão de Fábio Colaço, artista que assina com o alter ego Robot.    (in 

Arte pinta A Nossa Casinha | Município de Setúbal

)

(Alameda das Palmeiras)


(Avenida Belo Horizonte)

H.P.




(Centro histórico)

soniatropicos




VER

Murais em Setúbal 26 - Auditório Municipal José Afonso

Sem comentários: