Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 23 de maio de 2021

Murais 06 - Vila do Conde ( homenagem às mulheres da seca do bacalhau)

 * Victor Nogueira

Em Vila do Conde, nas margens do Rio Ave e junto dos terrenos onde durante dezenas de anos, funcionou a Seca do Bacalhau está pintado um mural, inaugurado em Agosto de 2016, executado nas paredes exteriores do edifício devoluto da antiga Seca do Bacalhau A concepção artística é de Isabel Lhano, artista vilacondense, que executou esta obra com o seu filho e com o Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde. Trata-se duma homenagem ás mulheres vilacondenses que dedicavam anos da sua vida à seca do bacalhau que chegava da faina piscatória dos mares do norte e que aqui via o seu ciclo concluir-se. 

Em primeiro plano, as mulheres que ali trabalhavam na salga e na secagem do bacalhau, na lateral o rosto de uma delas e ao meio a frase de Valter Hugo Mãe: “Este foi o mar das mulheres. Aqui se glorificaram e aqui naufragaram”. (in https://www.cm-viladoconde.pt/frontoffice/pages/655?news_id=3176)














(mural de homenagem às mulheres da seca do bacalhau)

Fotos em 2016.09.20


VER
   Vila do Conde - entre a seca do bacalhau e santa catarina das areias

Sem comentários: