Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Murais e grafitos em Setúbal 86 - Parque de Albarquel e Quinta da Saboaria

* Victor Nogueira

No Parque Urbano de Albarquel e na Praia da Saúde e adjacências há apenas um conjunto de murais novo, executado em 2020 no âmbito do projecto municipal anual "Setúbal mais bonita", da autoria do Explicit Citizens Colectivo, com várias obras espalhadas pela cidade e já publicadas neste Kant_o_Photomtico. Todas as outras por lá existentes encontram-se já degradadas, em maior ou menor grau, como arte efémera que são, sem manutenção.

Uma delas reproduz-se de novo aqui, tal como a que mais recentemente ornamenta o muro a nascente da Quinta da Saboaria, no termo ocidental da Avenida Luísa Todi, onde os recorrentes personagens criados por Walt Disney foram substituídos por anúncio dum dedicada à fauna piscícola do Sado.

Parque Urbano de Albarquel






























Quinta da Saboaria










Fotos em 2020 12 25

VER  

Murais em Setúbal 71 - Parque Urbano de Albarquel

 

Sem comentários: