Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 4 de maio de 2021

Estatuária em Setúbal 18 - n'algumas rotundas

 * Victor Nogueira

Cruzamento das Rua José Pereira Martins, Travessa da Belavista e Avenidas General Daniel de Sousa e dos Combatentes



A Árvore Flores da Arrábida, peça com oito metros de altura, em fibra de vidro, concebida pela autarquia, numa homenagem à riqueza e singularidade da flora característica da Serra da Arrábida, foi inaugurada em 25 de Abril de 2021.


Cruzamento das Ruas da Tebaida e do Jardim de S. Bernardo com as Avenidas D. João II e Bento Gonçalves




Na rotunda perto do hospital, no Largo Miguel Bombarda, localiza-se uma peça de arte da autoria do ceramista e escultor russo Nikolay Amzov, assente numa fonte.   Numa primeira fase, foi instalada a escultura maior e, posteriormente, são colocadas mais duas peças que completam a obra de arte, revestida de elementos cerâmicos com uma gama variada de cores.

A água, elemento simbólico ligado às emoções, foi escolhida como suporte horizontal e reflexo das peças numa alusão ao relato do Génesis. A obra, inaugurada em 25 de Abril de 2021, pretende “contribuir para a harmonização da imagem urbana de Setúbal, contando com iluminação garantida por oito pontos de luz em cada peça e por um ponto de luz em cada repuxo.


Entroncamento da Rua Dr. António Gamito com a Avenida Dr. António Rodrigues Manito









Este monumento, situado a Sul da Escola Secundária de Bocage (antigo Liceu Nacional de Setúbal) é constituído por vários lápis de cores diversas, cada um referido a uma personalidade das artes, letras e ciências, que circundam um compasso e os caracteres que simbolizam o alfa e o ómega. As personalidades representadas, muitas delas ligadas a Setúbal, são Fernando Pessoa (poeta), René Descartes (filósofo,  físico e matemático), João Vaz (pintor), Sophia de Mello Breyner (poetisa), Bento de Jesus Caraça (matemático), Maria Adelaide Rosado Pinto (musicóloga), Sebastião da Gama (poeta). José Saramago (escritor), António Maria Eusébio (o Calafate) (poeta), Frei Agostinho da Cruz (poeta), Bocage (poeta), Pitágoras (filósofo e matemático), Luísa Todi (cantora lírica).


Cruzamento da Rua Jorge de Sousa com as Avenidas 22 de Dezembro e Mariano de Carvalho





***












Junto à Estação Central dos CTT, este conjunto, que não sobressai, é constituído por espécimes piscícolas

Fotos em 2021.05.02 (Canon 192_05)

Sem comentários: